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EPTOLIVA: Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil alinhada na trajetória do futuro

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A diferença e a complementaridade entre o Branding e o Design, conceitos essenciais na criação, gestão e sobrevivência das marcas, foi a temática da terceira conferência EPTO FUTUROS 30.30, intitulada “Branding – As Marcas na Trajetória do Futuro”, realizada no âmbito da divulgação do Curso Profissional de Técnico de Design, promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que contou com a presença do grande publicitário, Edson Athayde, CEO e Diretor Criativo da FCB (Foote, Cone & Belding Portugal), Inês Simas, CEO do Departamento de Marketing Portugal e Marco Dias, proprietário e fundador das empresas VinilStar e Medical Projects.

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, recordou, no contexto da temática em debate, o trabalho que tem vindo a ser feito na criação da marca EPTOLIVA, destacando a recente criação do novo logótipo “que pretende corresponder à sua história e identidade enquanto escola inclusiva, global, em rede com o mundo, aberta à comunidade e com os olhos postos no futuro, ancorada na qualidade e no sucesso da formação e educação, e associada à mensagem – Estamos Juntos a Formar Futuros -”. O investimento no “Branding Educacional” tem sido uma estratégia desta escola com a criação do seu Gabinete de Comunicação, confirmou Daniel Costa, referindo que “não apenas a identidade visual, mas também outras variáveis e fatores que envolvem a imagem desta Escola Profissional, têm vindo a ser trabalhados como diferenciadores competitivos na conquista do prestígio, credibilidade e confiança da EPTOLIVA e no valor da sua marca”.

Graça Silva, Vereadora da Educação e da Cultura do município de Oliveira do Hospital, aludiu à importância do Curso de Design para a imagem e a marca da EPTOLIVA e à relevância que esta área profissional pode ter no sector comercial e empresarial, na criação, gestão e comunicação das suas marcas, otimizando e fidelizando relações com os seus públicos-alvo, e cujo objetivo é gerar valor económico. Distinguindo-se pelo seu trabalho na divulgação e afirmação da marca educativa do seu concelho, Graça Silva tem procurado, junto das escolas, incutir o gosto por atividades associadas ao design, fazendo referência à dinamização de um conjunto de iniciativas inovadoras que promovem a criatividade, o design, as tecnologias e as artes plásticas, e que tem contado com a participação dos alunos dos cursos profissionais de Design da EPTOLIVA, cuja qualidade dos seus trabalhos e projetos dignificam o curso e o concelho que representam.

Storytelling e Storydoing, estratégias de branding que têm revolucionado a criação de marcas, foi a abordagem de Edson Athayde, que considerou estes modelos de comunicação e marketing a chave para o sucesso das marcas e cuja aplicação passa por trabalhar a dimensão afetiva, criando conexões emocionais que permitem conquistar os consumidores com as suas lembranças, histórias, sentimentos e humor. A criação de narrativas para comunicar a identidade da marca e a conexão emocional com os seus públicos foi claramente exemplificada nos vários anúncios criados por este publicitário brasileiro, cujo talento já conquistou mais de 900 prémios nacionais e internacionais em anúncios publicitários e campanhas, destacando-se o seu anúncio televisivo mais conhecido “Tou Xim” para a companhia de telemóveis Telecel. “Ter uma marca com personalidade e um propósito, criar identificação com as pessoas, com as suas histórias e as suas causas, são os princípios orientadoras para a sobrevivência e o futuro das marcas no mercado”, concluiu Edson Athayde.

“Marcas que atravessam Gerações” foi o tópico da intervenção de Inês Simas, com experiência no marketing em empresas como a Hewlett-Packard, Pescanova, Nutrexpa, Coca-Cola e Navigator, e para quem “a marca tem de despertar emoções, sensações, trazendo inovação e representando causas. Quando a marca nos traz emoção ela mantém-se intemporal como é o exemplo da Coca-Cola, que além da identidade visual consistente, encerra em si uma mensagem de felicidade e uma associação da marca a causas humanitárias. Parabenizando as Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas pela Escola no contexto da criação de marcas, Inês Simas, destacou, ainda, a importância e o investimento do design para o branding e para a simplificação da comunicação de uma marca.

O jovem empresário oliveirense, Marco Dias, destacou os projetos que tem desenvolvido na área da publicidade, um percurso que se assume como um testemunho de “Como Pequenas Marcas Desafiam Grandes Mercados”, referindo-se à sua mais recente criação, o “Azeite Clitóris”, uma marca sugestiva de produto gourmet, com vendas que já ultrapassaram o território nacional, salientando “a importância da qualidade do produto e rapidez da sua entrega, como estratégias para impor uma nova marca e satisfazer os seus clientes, mediante a concorrência.”

A moderar esta conferência, coadjuvada pela jornalista Margarida Prata, a diretora do curso de Design, Helena Raimundo, destacou a importância do estudo do branding nos cursos que leciona, uma ferramenta que envolve investigação, estratégias, planeamento e um grande investimento no design .

O trabalho de reconhecimento de uma marca não se limita ao processo criativo, devendo ser tida em conta a intensa competição que os produtos enfrentam em quase todos os mercados, a rapidez com que a evolução tecnológica os pode tornar obsoletos, e a facilidade como estes podem replicados. A sobrevivência das marcas passa, assim, por trabalhar as questões emocionais, recorrendo a um conjunto de estratégias que consigam conquistar consumidores, cada vez mais exigentes.

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