Escolas

EPTOLIVA entre as 5 escolas “(A)GENTES M” da Fundação da Juventude

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-09-2022

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi uma das 5 escolas convidadas pela Fundação da Juventude a integrar o Projeto A(gentes)M – Agentes de Mudança, que tem por objetivo a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre jovens, bem como a discussão de temas prioritários entre os decisores políticos e os jovens, com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível local, nacional e internacional.

PUBLICIDADE

A apresentação do projeto na sessão de consulta regional aos estudantes da EPTOLIVA decorreu, na tarde de 27 de setembro, no Espaço CULTIVA, em Tábua, e contou com as presenças de Daniel Dinis Costa, Presidente da EPTOLIVA; Carla Mouro, Diretora Executiva da Fundação da Juventude e dos Vereadores David Pinto e Nuno Ribeiro, responsáveis pelo pelouro da Juventude nos respetivos Municípios de Tábua e de Oliveira do Hospital.

“A EPTOLIVA é uma escola que tem como desígnio “Formar Futuros” e os nossos alunos e alunas são o futuro do país. Não devem ter receio de dar a vossa opinião, de expressar o que sentem, pois só assim poderão fazer parte da mudança. Se nada fizerem, não podem depois queixar-se de alguém tomar decisões para o Vosso futuro. Hoje têm uma excelente oportunidade para deixarem a Vossa marca como Agentes de Mudança”, referiu Daniel Dinis Costa, agradecido pela escolha da Fundação da Juventude sobre a participação da EPTOLIVA no “A(gentes)M”, relembrando que a EPTOLIVA tem sempre participado nos projetos e concursos de Ciência e Empreendedorismo, que até já venceu por diversas vezes”.

PUBLICIDADE

publicidade

O trabalho profícuo que tem vindo a ser desenvolvido entre a EPTOLIVA e a Fundação da Juventude foi destacado por Carla Mouro, que considerou que este projeto é mais um complemento às metodologias inovadoras e empreendedoras que caracterizam esta escola profissional. Como explicou a diretora executiva da Fundação da Juventude, “durante as várias sessões os jovens terão a oportunidade de trabalhar conceitos do domínio da cidadania e da inclusão social, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação. Pretende-se, assim, promover uma abordagem centrada nos direitos e deveres enquanto cidadãos, no incentivo a uma cidadania ativa, onde todos os jovens são chamados a participar. Com o recurso à metodologia de educação não formal, os jovens serão convidados a trabalhar as suas soft skills e aprofundar o seu conhecimento sobre políticas da Juventude com participação direta de decisores políticos numa perspetiva de debate conjunto sobre as prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação no domínio da juventude”.

Parabenizando a participação da EPTOLIVA no projeto A(gentes)M, o autarca Nuno Ribeiro referiu que “os jovens têm que ser um aliado de qualquer decisor político”, realçando a importância da sua participação cívica na dinâmica dos Municípios. Apelando à responsabilização e intervenção dos jovens em várias esferas da vida social, através do associativismo como um importante meio de exercer a cidadania, os vereador da juventude de Oliveira do Hospital realçou, igualmente, a relevância do Conselho Municipal da Juventude, enquanto órgão consultivo das Câmaras Municipais que visa a participação dos jovens na vida cívica, sociocultural e política do município, proporcionando-lhes meios para análise e debate das mais diversas temáticas e atividade relacionadas com a juventude.

PUBLICIDADE

A este propósito, David Pinto, ex-dirigente associativo da FNAJ e responsável pelo pelouro da juventude no Município de Tábua, destacou o compromisso do seu município com os jovens, quer através do Plano Municipal da Juventude delineado pelos próprios jovens que integram o Conselho Municipal da Juventude, a instituição da figura do Provedor da Juventude em Tábua, e até a criação do recente Espaço CULTIVA, que como referiu “são exemplos das políticas da juventude deste Município, e que estão na base da conquista do Selo “Município Amigo da Juventude” atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), e que atestam o envolvimento efetivo da juventude tabuense na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE