Coimbra

EPTOLIVA encerra ano lectivo com olhos postos no amanhã

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-07-2019

Como corolário de um ano lectivo repleto de vitórias e sucessos, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil realizou, a 28 de junho, a Conferência EPTO FUTUROS “Inspiring and Creating Tomorrow”.

PUBLICIDADE

A cultura empreendedora e inovadora da escola esteve em destaque e mereceu o reconhecimento e as presenças de Jorge Brandão, Vogal Executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Susana Ferreira, gestora do Programa “Imagine. Create. Succeed” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; e Francisco Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude.

Foram destacados o conjunto de prémios nacionais e internacionais alcançados durante o ano escolar em curso e a perspetiva de reforçar sinergias entre o universo científico e empresarial na criação de emprego, e o seu impacto ao nível do crescimento dos territórios.

PUBLICIDADE

Considerado como uma das oito competências chaves a ser adquirida nas escolas, o empreendedorismo é, na opinião de Francisco Balsemão, Presidente da Fundação da Juventude e empreendedor de sucesso internacional, uma solução pedagógica para a criação de uma sociedade mais eco sustentável e com capacidade de ação e transformação.

.Francisco Balsemão destacou a necessidade e pertinência do empreendedorismo na Educação, considerando ainda o ensino profissional como o ensino certo para cultivar esta abordagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, considerou que as práticas diferenciadoras de ensino promovidas pelos professores, a motivação dos alunos para este tipo de projetos, são argumentos para a Direção dar continuidade à estratégia seguida nos últimos anos. O sucesso escolar da EPTOLIVA, reconhecido externamente a nível nacional e internacional, está patente nos cerca de 50 prémios conquistados nos últimos cinco anos. Ainda assim, falta em Portugal uma cultura de mérito e inovação pedagógica, que deveria merecer das entidades governamentais, uma discriminação positiva e incentivos, que beneficie as melhores escolas, não só ao nível dos prémios e reconhecimentos alcançados, mas também ao nível dos indicadores de desempenho profissionais das escolas. Só assim, será possível elevar o grau de qualidade e valorizar verdadeiramente o ensino profissional. 

O Vice-Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “parabenizou alunos, professores e Direção pelos resultados alcançados neste ano lectivo e confirmou o orgulho que a EPTOLIVA representa para a Região e para os concelhos da sua abrangência. Uma escola que promove a criatividade, a inventividade, o engenho e a arte dos seus alunos, é uma escola que oferece futuros. E Bons Futuros, pelas provas dadas!”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE