Coimbra

Eptoliva: Eletrónica, mecatrónica e desporto inauguram Epto Futuros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-06-2020

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está a promover junto de toda a comunidade, até ao final de junho, a 3ª edição do Ciclo de Conferências EPTO FUTUROS, este ano em plataformas online, webinar do Zoom e live streaming no Facebook, organizados por cada curso profissional e que reúne especialistas convidados nas várias temáticas das áreas em funcionamento nesta escola profissional.

PUBLICIDADE


Este novo Formato WEB tem permitido uma enorme interacção e partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas entre a EPTOLIVA e a Comunidade, comprovada pelas milhares de visualizações que estas videoconferências têm nas várias redes sociais.

“Robótica e Automação” foi o tema que deu início aos EPTO FUTUROS 2020, assinalando o Dia dos Cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Mecatrónica, áreas que mereceram uma discussão aprofundada, no que respeita ao seu desenvolvimento, consequências, impactos e oportunidades na sociedade e nas empresas sob a perspetiva do tecido empresarial e instituições do ensino superior. A conjetura de um “futuro colaborativo” esteve em destaque com os “Cobots”, os robôs criados para interagir com os humanos em ambientes de trabalho e que dominaram as demonstrações apresentadas pelos vários convidados, Prof. Dr. Norberto Pires da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, do Eng.º António Paulino, Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Instituto Politécnico de Coimbra, do Eng.º Joaquim Pratas, Administrador da Azuribérica – Têxtil S.A. e do Eng.º Rúben Almeida, Diretor de Desenvolvimento da Growskills, distribuidores oficiais em Portugal da UniversalRobots, empresa líder no mercado no desenvolvimento de robôs colaborativos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com um auditório sobrelotado de participantes na plataforma Zoom, o Dia do Curso de Desporto aconteceu sob o tema “Futebol Campus – Do Futebol de Formação ao Alto Rendimento”, proporcionando aos amantes e agentes desportivos de Futebol uma formação creditada e gratuita. Este webinar que, decorreu a 30 de maio, foi apadrinhado pelo Jogador Internacional João Félix e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Prof. José Carlos Alexandrino, do Vereador do Desporto e Educação, Prof. Nuno Ribeiro, da Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dra. Catarina Durão e do Presidente da ADEPTOLIVA, Prof. Daniel Costa, que destacou a relevância destas iniciativas para a EPTOLIVA e para a região, com inúmeras provas dadas no que respeita à promoção e valorização do ensino profissional. Seguiram-se as conversas técnicas e profissionais, com a moderação de Filipe Dinis, Assessor de Comunicação do Sporting Clube de Portugal, e que juntou personalidades como, João Tralhão, Ex-Treinador Adjunto do Association Sportive de Monaco Football Club, Vítor Severino, Treinador adjunto do Football Club Shakhtar Donetsk, Pedro Figueiredo, Diretor Técnico Nacional da Federação Cabo Verdiana e Treinador Adjunto da Seleção A. Este encontro, de formação e informação técnica, contou com uma significativa participação da comunidade académica, profissionais da área, entidades parceiras e individualidades de diversos quadrantes da sociedade, configurando ao debate e à reflexão uma índole entusiasta, impulsionadora de elevada excelência e interesse, amplamente elogiada pelos oradores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE