Região

EPTO FUTUROS leva “mala de prevenção” à comunidade de Tábua

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 22-05-2024

A “Mala de Prevenção”, que tem corrido o país e o mundo, pelas mãos do médico psiquiatra, Dr. Luís Patrício, chegou agora a Tábua, para ajudar a prevenir “o mau uso e o abuso do uso de substâncias psicoativas e de atitudes/comportamentos de risco”.

PUBLICIDADE

Prevenir comportamentos de risco na adolescência foi o tema escolhido para assinalar o Dia dos cursos profissionais de Técnico/a Auxiliar de Saúde, em funcionamento no Polo de Tábua da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcando também, o regresso do Projeto “EPTO FUTUROS” que em 2024 completa já a sua 7.ª edição.

Com um conjunto de calendários ilustrados com mensagens de reflexão e o apoio da “Mala da Prevenção”, de onde saíram alguns livros, objetos e jogos, Luís Patrício falou de uma sociedade “consumista”, que nos convida a muitos e a variados gastos, de dependências patológicas sem substancias aditivas, da Geração Smartphone “agarrada” à internet e de “substâncias e comportamentos legais e nada legais para a Saúde e bem-estar Individual, Familiar, Comunitário e Social”, provocados pelo uso de álcool, drogas e tabaco.  

PUBLICIDADE

David Pinto, vereador com o pelouro da Juventude na Câmara Municipal de Tábua, enalteceu a escolha e a pertinência do tema associado a este encontro enquanto “espaço de cidadania ativa, partilha de conhecimento e de interação com profissionais, agentes sociais, famílias e comunidade”.

O vereador referiu ainda que a atividade trouxe “importantes contributos para a prevenção de comportamentos de risco, cada vez mais frequentes no panorama da realidade atual, e para o qual os futuros técnicos de Auxiliar de Saúde terão que estar preparados como cidadãos e como profissionais de saúde”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Esta inciativa contou com a presença dos alunos do curso de Auxiliar de Saúde, professores, encarregados de educação, assistentes sociais, profissionais de saúde do SUB de Arganil, UCSP de Tábua e de Oliveira do Hospital, e Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE