Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Epto Futuros da EPTOLIVA encerra com pilotos internacionais e nacionais a destacarem a mecatrónica automóvel como área chave para o futuro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-07-2020

O encerramento do ciclo de conferências EPTO FUTUROS 2020, após cinco semanas em ação que destacaram os vários cursos em funcionamento na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, aconteceu com uma jornada dedicada ao Curso de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel, uma área âncora que integra a oferta formativa desta Escola Profissional, não só pela abrangência com outras áreas formativas, como pelos índices de desempenho conseguidos no que concerne às elevadas taxas de conclusão do curso, de empregabilidade e de acesso ao ensino superior.

PUBLICIDADE

Com o tema “Competição e Mundo Automóvel – Impactos e Futuros”, moderado pelo Diretor de Curso João Mendonça, este webinar particularmente dedicado aos fãs da velocidade e do desporto automóvel, reuniu um painel de personalidades e empresários do ramo automóvel, como Pedro Couceiro, um dos mais internacionais pilotos portugueses de Automobilismo; Pedro Alves, actor, humorista, piloto TT e proprietário da empresa “Monstter”; o piloto Pedro Pereira Jr. e o navegador Sandro Trindade, dupla que participa na Copa 106, e o gerente da empresa Proturbo – Componentes Eletromecânicos, Lda., Jorge Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

A desejada normalidade do mundo automóvel vai acontecer até “pela importância que o sector automóvel tem na humanidade e na sua mobilidade”, como referiu Pedro Couceiro, que considerou que os carros e os combustíveis do futuro ainda encerram muitas oportunidades a ser estudadas e reinventadas.

Corroborando esta perspetiva Jorge Marques, referiu-se à Proturbo como uma empresa que se adaptou a este tempo e prepara o investimento num futuro competitivo que será dominado pelos carros a gasolina, diesel, elétricos e híbridos, exigindo técnicos qualificados em mecatrónica automóvel para trabalhar nessa nova realidade. Mas, como aludiu Pedro Alves “para ganhar uma corrida temos que a acabar”, fazendo a analogia entre a paixão dos pilotos e os mecânicos que conhecem o motor, destacando a importância da mecatrónica na perícia de qualquer máquina motorizada.

PUBLICIDADE

Apaixonados por automóveis e sobretudo pela competição automóvel, a dupla Pedro Pereira Jr. e Sandro Trindade, testemunharam as suas experiências na ainda curta carreira nos ralis, aliando a sua juventude e percurso académico como motivação e inspiração, numa perspetiva atual e futura, a respeito das competições automóveis tão acarinhadas por este território. Com a realização desta iniciativa, pretendeu-se assim promover e dignificar os mecatrónicos, que são profissionais cada vez mais importantes nas oficinas e na linha da frente do desporto automóvel. Todos foram unânimes na relevância e importância deste tipo de cursos para a região e país, como exemplo de cursos de elevada empregabilidade, aliados a uma nova e crescente realidade, de aumento de alunos que desejam o acesso ao ensino superior. 

Miguel Ventura presidente da ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, saudou a escolha deste tema, uma vez que o desporto automóvel é um evento que promove este território e é particularmente caro aos portugueses, referindo-se à EPTOLIVA como uma escola de proximidade com a comunidade, uma entidade de referência, no que respeita ao ensino profissional de qualidade a nível regional e nacional, que orgulha toda a região da Beira Serra e que contribui para o desenvolvimento e competitividade do seu tecido empresarial, fazendo alusão aos prémios conquistados pela escola, uma demonstração da competência, inovação, experiência, dedicação e empenho da sua comunidade escolar.

“Conhecer e modernizar opiniões e mudar mentalidades” foi assim que Daniel Costa presidente da ADEPTOLIVA adjetivou o ciclo de conferências EPTO FUTUROS anualmente concebido pela EPTOLIVA, uma escola que só faz sentido se for aberta à Comunidade e partilhar com esta, experiências e vivências profissionais e de cidadania. Satisfeito com a edição de 2020 do EPTO FUTUROS, o diretor desta escola profissional agradeceu o sucesso deste evento a quem dedicou e acompanhou os vários diretos decorridos pelas redes sociais e se associou à EPTOLIVA nesta nobre missão de “Formar Futuros”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com