Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Entrega do Prémio Alumni Chissano assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa na Univrsidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-05-2021

A Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC) recebe amanhã (quarta-feira, 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa), a partir das 10h30, a cerimónia de entrega do Prémio Joaquim Chissano Alumni – Estudante Moçambicano em Portugal. A distinção da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM), que foi atribuída este ano pela primeira vez, tem como vencedora Anabela Chambuca, licenciada pela Faculdade de Economia da UC em 2000.

PUBLICIDADE

O Prémio Alumni Chissano (cujo nome da vencedora foi anunciado a 22 de abril, por João Nuno Calvão da Silva, Presidente da Comissão de Apoio ao Prémio Alumni Chissano e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni – numa cerimónia transmitida em direto pelo canal de televisão moçambicano STV) distingue anualmente um antigo estudante moçambicano que, tendo feito os seus estudos em Portugal, se tenha diferenciado nas áreas Académica, do Empreendedorismo, da Causa Pública ou da Gestão em Moçambique.

Anabela Chambuca foi, entre outras funções, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, entre 2012 e 2016, e Diretora Nacional do Gabinete de Gestão do Risco do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique até 2019.

Na cerimónia de entrega do galardão – com a presença do Presidente da CCPM, Rui Moreira de Carvalho, do Cônsul Geral de Moçambique em Portugal, Agostinho Milton, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão – haverá também lugar à atribuição da Menção Honrosa do Prémio Alumni Chissano a Leonel Tomo, antigo estudante da Faculdade de Economia da UC, com ampla experiência na área financeira e da docência em Moçambique.

No mesmo evento, com transmissão em direto através da página de Facebook da Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (https://www.facebook.com/dri.universidadedecoimbra), vai também acontecer a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa, atribuído pela CCPM. O galardão, que homenageia Maria das Neves Rebelo de Sousa, personalidade que se salientou nas causas de natureza humanitária e social, particularmente em Moçambique, de 1967 a 1970, distingue este ano a Associação Cuidados Paliativos em Moçambique.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com