Polícias
“Entre sardinhas e marchas, que não falte o bom senso”. PSP dá dicas para arraiais seguros

Imagem: PSP / Facebook
Com a época das festas dos Santos Populares, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou uma campanha de sensibilização com conselhos simples e práticos para garantir que todos aproveitem as celebrações com segurança e responsabilidade.
Sob o lema “Festeja em Segurança”, a PSP recorda que estará presente nos principais arraiais do país e apela ao bom senso dos cidadãos, lembrando que o espírito de festa deve andar sempre de mãos dadas com o civismo e o respeito.
“Bebe com cabeça” é um dos conselhos mais repetidos pela PSP, que alerta para os perigos da condução sob o efeito do álcool. A autoridade recomenda o uso de transportes públicos, táxis ou boleias seguras e deixa um lembrete claro: “Se fores conduzir, não consumas uma gota de álcool.”
PUBLICIDADE
Com sardinhas a assar por todo o lado, a PSP alerta para os riscos associados ao uso de grelhas, velas e fogueiras improvisadas. É essencial manter materiais inflamáveis afastados do fogo e, em caso de emergência, ligar imediatamente para o 112.
Em ambientes de grande concentração de pessoas, como nos arraiais, a PSP aconselha a combinar previamente pontos de encontro com amigos ou familiares para o caso de alguém se perder. A recomendação é clara: evitar levar objetos de valor, manter carteiras e telemóveis em bolsos da frente ou bolsas com fecho. “Selfies sim, furtos não”, brinca a polícia.
A PSP pede ainda respeito pelos outros, pelos espaços públicos e pelas autoridades. Em situações de conflito ou comportamento suspeito, os cidadãos devem contactar de imediato os agentes presentes no local.
“A festa é de todos, por isso ajuda quem precisar”, reforça a força de segurança, que promete uma presença visível e ativa ao longo dos festejos.
Com uma linguagem leve, mas com a seriedade que o serviço exige, a PSP reforça o seu compromisso com a segurança pública, garantindo que os Santos Populares sejam, acima de tudo, motivo de celebração e não de preocupação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE