Vamos

“Ensaio sobre a cegueira curável” com o médico António Travassos no Exploratório

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-10-2021

O Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra prosseguem este sábado, 16 de outubro, às 18:00, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, com António Travassos, especialista em Oftalmologia, à conversa a partir do tema “Ensaio sobre a cegueira curável”. A sessão realiza-se no Exploratório, com entrada livre e no cumprimento das medidas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

“Ensaio sobre a cegueira curável”. Este é o tema para a conversa que, no sábado, 16 de outubro, a partir das 18h00, prossegue, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, uma parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra. O convidado para esta sessão é António Travassos, médico especialista em Oftalmologia.

De olhos abertos ou de olhos fechados, somos todos um pouco “cegos”. Pelo menos quando dormimos, todos nós consentimos não ver… E durante as outras horas do dia? Será que vemos mesmo? E vemos bem? “Ensaio sobre a cegueira curável” é o tema proposto pelo médico António Travassos para mais uma sessão Conversar é o melhor Remédio.

A entrada é livre e esta conversa no Exploratório, com o médico António Travassos, promete ser inspiradora para percebermos o que vemos, como vemos e, melhor ainda, o que poderemos ver amanhã, quando desvendarmos o funcionamento dos circuitos elétricos do cérebro.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, António Travassos é especialista em Oftalmologia. Exerceu funções nos HUC e saiu do Serviço Nacional de Saúde, instituição que, assegura, “muito respeita e defende”, para criar o Centro Cirúrgico de Coimbra, de que é presidente do conselho de administração. Com competências na área da retina e vítreo, é a luta contra a cegueira curável que lhe provoca “a inquietação necessária à reinvenção”. Assume que “o melhor diagnóstico consiste em ver o que todos viram e pensar o que ainda ninguém tinha pensado”.

O programa Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019 e 2020, neste ano já com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2021, foi retomado e está a decorrer desde junho, com as necessárias medidas de segurança e as sessões anunciadas em cada mês.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE