Saúde

Ensaio clínico europeu para lutar contra o vírus começou em França

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-03-2020

 

Um ensaio clínico para lutar contra a covid-19, que engloba quatro tratamentos experimentais, incluindo a hidroxicloroquina, utilizada no tratamento da malária, começou em França, anunciou hoje o Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm).

O projeto, batizado de Discovery, vai envolver cerca de 3.200 pacientes em França, Bélgica, Holanda, Espanha, Luxemburgo, Alemanha e Reino Unido.

PUBLICIDADE

Segundo o comunicado enviado pelo Inserm aos meios de comunicação franceses, este ensaio clínico tem como objetivo “analisar a eficácia e a tolerância das opções terapêuticas para os pacientes num tempo limitado”.

Em França, este estudo vai envolver 800 pacientes diagnosticados com a covid-19 e em estado grave.

PUBLICIDADE

Os dados deste estudo vão ser partilhados com outro estudo internacional, Solidarity, que está a ser conduzido através da Organização Mundial da Saúde.

A hidroxicloroquina, utilizada no combate à malária, é um dos componentes mais debatidos desde o início da pandemia como possível tratamento e será uma das hipóteses testadas no Discovery.

PUBLICIDADE

Um estudo em pequena escala com hidroxicloroquina já está a decorrer num hospital em Marselha, coordenado por um médico francês.

O novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço de hoje da agência noticiosa France-Presse.

Segundo os dados da AFP, libertados pelas 20:00 (hora de Lisboa), desde o início da pandemia da covid-19, foram detetados mais de 324.290 casos de infeção em 171 países e territórios.

Estes dados refletem uma fração do número real de contaminações, já que muitos países só estão a testar os casos que necessitam de internamento hospitalar.

A Itália, que registou a primeira morte no final de fevereiro, conta com 5.476 mortos, de um total de 59.138 casos. Hoje, foram contabilizadas 651 mortes e 5.560 novos casos. Segundo as autoridades italianas, mais de 7.024 dos infetados já estão curados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE