Portugal

Enjoa? Setembro uma “montanha-russa”

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 01-09-2025

A primeira semana de setembro em Portugal promete ser marcada por uma verdadeira “montanha-russa” das temperaturas, com alguma precipitação localizada, sobretudo no Norte e Centro do país.

Segundo a Meteored, “esta segunda-feira, 1 de setembro, um vale depressionário atravessará o Golfo da Biscaia, mas os seus efeitos só se farão sentir sob a forma de períodos de chuva fraca e dispersa em alguns locais, sendo mais frequentes no Minho e Douro Litoral”.

Na terça-feira (2) e na quarta-feira (3), novas frentes associadas a outros vales depressionários deverão gerar chuva fraca, pontualmente moderada, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu.

PUBLICIDADE

“As regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação serão as mais expostas à precipitação, embora não se exclua a ocorrência esporádica noutros locais do Norte e Centro”, acrescenta o site.

A sul do Tejo, a chuva será muito improvável.

Em termos de temperatura, a primeira metade da semana terá tendência a descer, enquanto na segunda metade se prevê uma subida gradual. Contudo, entre sexta-feira (5) e domingo (7), prevê-se nova descida seguida de subida, num cenário marcado por oscilações térmicas.

“Com exceção de segunda e terça-feira, são esperadas máximas entre 30 e 35 ºC em zonas da Beira Baixa, Alentejo e Sotavento Algarvio”, explica a Meteored.

O contraste térmico será particularmente acentuado entre regiões a norte e a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Na terça-feira (2), o Minho e Douro Litoral deverão registar máximas inferiores a 25 ºC, enquanto na quinta e sexta-feira se prevê uma subida, antes de nova descida no sábado (7).

Em contrapartida, as noites tropicais, com mínimas iguais ou superiores a 20 ºC, persistirão no Sotavento Algarvio, especialmente em Faro, entre quarta-feira e domingo.

Quanto à precipitação, os mapas semanais de anomalias de chuva do modelo ECMWF indicam que a semana será “seca ou normal para a estação em grande parte do território português”, destacando-se apenas pequenas anomalias positivas nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e algumas zonas de Viseu e Aveiro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE