Primeira Página

Enfermeiros reconhecem importância dos centros de saúde para evitar sobrecarga das urgências

António Alves | 4 meses atrás em 12-01-2024

Paulo Oliveira, presidente do Conselho de Enfermagem da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, reconheceu que as alterações em curso no Serviço Nacional de Saúde (SNS) são uma oportunidade para mudar o atual estado em que se encontra a saúde em Portugal.

PUBLICIDADE

Segundo este responsável, os problemas da sobrelotação das urgências já não são uma novidade, devendo para tal haver um ato de gestão que permita repor os níveis de profissionais nalguns serviços de forma a que haja uma redução dos problemas.

“Quando há um pico ou uma maior afluência às urgências há carência de profissionais, enfermeiros incluídos”, disse, mostrando-se desta forma com grande expectativa relativamente à criação das Unidades Locais de Saúde (ULS) em todo o país.

PUBLICIDADE

No seu entender, é importante saber quais são as dinâmicas que elas irão ter na futura prestação de cuidados de saúde aos cidadãos. “Os cuidados de saúde primários poderão dar aqui uma forte ajuda, nomeadamente junto dos doentes que vêm ao serviço de urgência com as pulseiras verdes e azuis”, disse.

A abertura dos centros de saúde ao fim de semana e um horário mais alargado durante a semana são medidas que, de acordo com o presidente do Conselho de Enfermagem, podem ajudar a resolver os problemas crónicos dos serviços de urgências hospitalares.

PUBLICIDADE

publicidade

Na visita ao Serviço de Urgência do Hospital Geral (Hospital dos Covões), em Coimbra, Paulo Oliveira e Virginie Mateus quiseram perceber qual o número de doentes que deram entrada neste serviço e quantos estavam a aguardar, nesta manhã de sexta-feira, pela primeira presença dos profissionais e se existia alguém sem vigilância dos cuidados de enfermagem.

“Hoje, não vimos grande pressão, aliás tinha zero doentes para fazer a triagem”, afirmou ao Notícias de Coimbra. O presidente do Conselho de Enfermagem reconheceu que a pressão dos últimos dias nestes serviços tem levado a uma forte preocupação dos responsáveis. Um cuidado que é extensível, também, a uma boa prestação de cuidados de saúde aos cidadãos que acedem a este tipo de serviço.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Paulo Oliveira

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE