Coimbra

Enfermeiros querem novo Governo a acolher exigências sobre progressões e carreira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-07-2019

O descongelamento das progressões e a carreira de enfermagem deverão ser discutidas pelo parlamento, exigiu hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), prevendo que as decisões já serão tomadas pelo Governo que resultar das próximas eleições de outubro.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, o sindicato pôs a circular duas petições “para obrigar a Assembleia da República a discutir aquelas matérias”, disse hoje o dirigente do SEP Paulo Anacleto à agência Lusa.

PUBLICIDADE

O sindicalista falava durante uma ação de recolha de assinaturas, com uma banca montada para o efeito no interior dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

“O próximo Governo há de decidir”, acrescentou, indicando que a iniciativa começou há duas semanas, a nível nacional, em diversas unidades hospitalares, devendo as petições estar igualmente disponíveis no sítio da internet da organização, em agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

“O SEP exige, através destas petições, as ações que garantam a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo e das mudanças essenciais na carreira publicada”, no dia 01 de junho, refere o sindicato num comunicado, ao salientar serem “várias as instituições que, na contabilização dos pontos para efeitos de progressão, atribuem zero ou um ponto, entre 2004 e 2014”.

Quando questionados, os hospitais e outras entidades do Serviço Nacional de Saúde “justificam-no com a ausência de avaliação nesse ou nesses anos”.

“Sempre defendemos a atribuição de 1,5 pontos durante aquele período e que, na ausência de avaliação, releva para todos os efeitos legais a menção qualitativa anteriormente detida”, acrescenta.

Ao promover a segunda petição, “por uma carreira digna” dos enfermeiros, recorda que, “para minimizar os danos da aplicação desta carreira, o SEP interveio junto dos grupos parlamentares, solicitando que estes suscitassem a apreciação da carreira” na Assembleia da República.

“Apenas o PCP e o BE o fizeram. Em conferência de líderes, o PSD, o CDS e o PS votaram contra, inviabilizando que a carreira pudesse ser apreciada em plenário”, lamenta.

Logo que haja um mínimo de 4.000 assinaturas para cada petição, estas serão entregues à mesa do parlamento “com o objetivo de devolver aos órgãos de decisão a responsabilidade” de alterar os diplomas, ainda segundo a nota do SEP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE