Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Enfermeiras de Coimbra participam em concurso da Organização Mundial de Saúde

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-02-2020

Enfermeiras e enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica da Maternidade Daniel de Matos – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – concorrem a concurso da Organização Mundial de Saúde (OMS) com fotografia inspiradora.

PUBLICIDADE

Cuidar do Amor para que a Vida Não Pare foi o lema escolhido para acompanhar a fotografia que “nasceu, literalmente em cima do tempo, mas no tempo devido”, refere Marília Cardoso, enfermeira gestora da Urgência e Medicina Materno Fetal da Maternidade Daniel de Matos.

A também coordenadora das sessões práticas do curso de preparação para o parto “Pais e Bebés” mobilizou assim as enfermeiras da sua unidade e da Cirurgia e Puerpério que, em conjunto com médicos, seguranças, assistentes operacionais, utentes internadas e um casal com o seu recém-nascido conceberam a imagem que responde à questão “O que significa para si ser Enfermeira/Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica?”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em pouco tempo, todos quiseram fazer parte e ver o resultado”, acrescenta a enfermeira que agradece, igualmente, o entusiasmo partilhado, “não esquecendo que só foi possível com o trabalho realizado pela fotógrafa Ana Rute e Bruno Couto”.

A iniciativa surgiu após o apelo partilhado pela Enfermeira Directora do CHUC, Áurea Andrade, entre todos os enfermeiros e enfermeiros gestores. Respondia assim ao repto inicial, lançado por Diana Breda, cofundadora do Capítulo Português da Women in Global Health (WGH), que pedia a colaboração no desafio divulgado pela Directora Executiva da WGH, Roopa Dhatt.

PUBLICIDADE

A associação internacional pretendia candidatar-se ao primeiro festival cinematográfico Saúde Para Todos, da OMS, na categoria de Enfermeiras e Enfermeira Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, mostrando o valor, força, diversidade e unidade das enfermeiras e enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica enquanto trabalhadoras da saúde.

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros parabeniza todas as enfermeiras, profissionais de saúde e demais envolvidos nesta acção que “contribui para sensibilizar a sociedade em geral para a importância, valor e empenho dos enfermeiros, uma vez que são eles que estão com os pacientes, desde o primeiro ao último minuto das suas vidas”, sublinha Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com