Coimbra

Enfermeiras de Coimbra e Ovar recebem bolsas para investigar cuidados paliativos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-01-2019

 

 A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) atribuiu duas bolsas, de cinco mil euros cada, às enfermeiras Joana Rente e Sara Gomes, que exercem em Ovar e Coimbra, revelou hoje fonte hospitalar.

PUBLICIDADE

publicidade

Com caráter bienal, as bolsas são patrocinadas pela família de Isabel Correia Levy (1931-2005) e visam promover o estudo sobre cuidados paliativos em Portugal, ajudando ao desenvolvimento dessa área específica do acompanhamento de doentes incuráveis ou em fase terminal da sua vida.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma das bolsas foi atribuída a Joana Rente, que, segundo revelou fonte do Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, trabalha nessa unidade desde 2009, é especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e integra a sua recém-criada Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos.

Atualmente, a enfermeira combina a sua atividade profissional com a preparação de uma tese de doutoramento com o tema “Via Verde: Cuidados Paliativos”.

“Para mim, a investigação em Cuidados Paliativos é um forte investimento no valor da vida destas pessoas, na sua dignidade e na perspetiva de lhes proporcionar sempre os melhores cuidados”, declarou a enfermeira, defendendo que esses doentes “merecem que se continue a investir fortemente” nessa especialidade.

Sara Gomes, por sua vez, trabalha no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e, segundo o site da Ordem dos Enfermeiros, vai aplicar a bolsa da APCP no desenvolvimento de recursos que permitam avaliar o bem-estar dos profissionais de saúde que trabalham em Cuidados Paliativos, para melhor monitorização de um domínio de atividade que ainda é recente em Portugal comparativamente a outros países europeus.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE