Crimes

Enfermeira e segurança vão a julgamento por homicídio qualificado e profanação de cadáver

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-12-2020

O tribunal de Portimão decidiu hoje levar a julgamento as duas mulheres suspeitas de terem matado e esquartejado um homem, em março, no Algarve, mantendo todos os crimes de que estão acusadas, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

PUBLICIDADE

As arguidas, uma enfermeira e uma segurança, estão acusadas pelo Ministério Público (MP) da morte de um homem, em março passado, com o objetivo de se apoderarem do dinheiro que tinha recebido de indemnização pela morte da mãe.

PUBLICIDADE

O advogado de defesa da enfermeira pediu a abertura da instrução do processo, por considerar que esta não havia participado em todas as fases do crime, tendo a decisão instrutória sido conhecida hoje no tribunal de Portimão.

O juiz de instrução entendeu levar a julgamento o caso “tal como estava, por considerar que o primeiro depoimento da arguida foi mais consistente”, disse à Lusa o advogado.

PUBLICIDADE

publicidade

As duas mulheres estão acusadas pelo Ministério Público (MP) pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, dois crimes de acessos ilegítimo, um crime de burla informática, roubo simples e uso de veículo.

As mulheres terão atraído o jovem para casa de uma delas, onde o mantiveram sequestrado durante dois ou três dias, com o objetivo de lhe extorquirem dinheiro, já que este tinha recebido 70 mil euros de uma indemnização pela morte da mãe, atropelada na zona de Albufeira, em 2016.

De acordo com o MP, as arguidas, Mariana Fonseca, de 24 anos, enfermeira, e Maria Malveiro, de 21 anos, segurança, “terão ido a casa da vítima, um engenheiro informático, situada na área de Silves, onde lhe terão dado disfarçadamente fármacos para o adormecerem e lhe terão apertado o pescoço até o matarem”.

Depois de terem retirado de casa do jovem vários objetos de valor, incluindo o seu telemóvel, levaram-no “no seu próprio carro até casa das arguidas, situada na zona de Lagos”.

Em 21 de março, as suspeitas terão cortado e desmembrado “o cadáver da vítima”, guardando-o “em vários sacos de lixo”, que nos dias seguintes “atiraram por uma arriba, em Sagres e esconderam na vegetação, em Tavira”.

O MP indicou que, ao longo desses dias, as arguidas terão feito levantamentos e pagamentos com o cartão de débito e com o telemóvel da vítima.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE