Coimbra

Enfermagem: Escola de Coimbra flexibiliza frequência de cursos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-01-2016

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) introduziu alterações no plano curricular e no funcionamento dos mestrados em Enfermagem – ramos de “Gestão de Unidades de Cuidados” e de “Supervisão Clínica”, permitindo que os estudantes optem por várias hipóteses de frequência destas áreas de estudo, em função da disponibilidade de tempo e, até mesmo, das circunstâncias pecuniárias.

PUBLICIDADE

enfermagem-na-suíça-1024x682

A partir de agora, os candidatos a estes cursos, cujo início está programado para março de 2016, vão frequentar novas cadeiras (com a possibilidade de algumas funcionarem online), vão ter mais opções e mais tempo de estágio.

PUBLICIDADE

Do formato anterior manteve-se a ocupação de apenas um dia por semana em horas presenciais: as sessões letivas são à sexta-feira, das 9h00 às 20h00.

«Flexibilizou-se o percurso, permitindo que os estudantes, ao seu ritmo, possam frequentar apenas uma, ou algumas unidades curriculares, reservando outras para o ano seguinte. Estas podem ser objeto de certificação, como curso breve, sendo sempre capitalizáveis para efeito de frequência da parte curricular do mestrado, a qual, juntando a dissertação, permite a atribuição do grau académico de mestre. O estudante poderá até não efetuar a dissertação ou trabalho final do curso, optando por um curso de pós-graduação especializada em “Gestão de Unidades de Cuidados” ou em “Supervisão Clínica”», explica o professor Paulo Joaquim Pina Queirós, coordenador destes mestrados.

PUBLICIDADE

publicidade

Adotar como estratégia uma abordagem de investigação, desempenhar um papel ativo na implementação dos processos de mudança, coordenar atividades e cuidados de saúde, supervisionar e treinar os pares, gerir recursos e conhecimentos e utilizar os sistemas de informação em saúde são atitudes e competências esperadas dos futuros mestres em Enfermagem, nas áreas de “Gestão de Unidades de Cuidados” e de “Supervisão Clínica”.

Para estes mestrados em Enfermagem, que têm a duração de três semestres, foram reservadas 60 vagas, 30 por área de especialização. O período de candidaturas decorre até ao dia 29 de janeiro de 2016.

Os termos e requisitos de candidatura podem ser conhecidos através da leitura dos editais que constam na página Web da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em www.esenfc.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE