Coimbra

Encontros Mágicos recolhem bens para técnicos e profissionais dos espetáculos e audiovisuais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-09-2020

A componente solidária dos Encontros Mágicos de Coimbra fica este ano, também por motivos relacionados com a pandemia, dedicada aos técnicos e profissionais de espetáculos, disse Luís de Matos ao Notícias de Coimbra, acrescentando poderão ser entregues de bens de primeira necessidade pelo publico, que terá de reservar o bilhete através da tiketline, embora seja gratuito.

PUBLICIDADE

Luís de Matos afirma que “a situação que os técnicos estão a viver é muito complicada,porque foram os primeiros a parar e serão os últimos a retomar [a atividade]. Entre afundar ou nadar vamos escolher nadar e juntámo-nos à União Audiovisual, porque os técnicos são a nossa família mais próxima, que trabalhando na sombra fazem com que no palco demos o nosso melhor, com luz, som, etc.”

PUBLICIDADE

Os Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra, organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e produzido pela Luís de Matos Produções, traz a partir de hoje à cidade, a 24.ª edição, 15 artistas ou companhias, oriundos de países como a Argentina, a Bélgica, o Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal, que protagonizarão um total de 82 espetáculos, com a participação de tres campeões do mundo.

O evento vai realizar-se num modelo diferente do usual, adaptado ao contexto em que vivemos devido ao curso da pandemia COVID 19, garantindo sempre o cumprimento das regras de segurança e orientações das autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

Na apresentação dos Encontros Mágicos a vereadora da Cultura de Coimbra, Carina Gomes disse que se trata de “uma edição em tudo diferente das habituais, mas mantém-se a qualidade e a capacidade de ver os sorrisos nas caras das pessoas”, afirmou Carina Gomes, adiantando que foi necessário “abdicar de algumas iniciativas” – como as sessões nas freguesias, a Magia Solidária e a Magia na Escuridão, por exemplo – já que, assegurou, é necessário garantir “o cumprimento total das orientações da Direção Geral da Saúde”.

“A segurança de todos os envolvidos está em primeiro lugar. Estamos preparados, somos suficientemente criativos e flexíveis (…) e a mensagem da Câmara Municipal é de que podem vir ver os espetáculos em segurança. É a nossa prioridade”, garantiu a vereadora da Cultura.

A magia volta, assim, às ruas de Coimbra, já a partir de terça-feira, com a abertura oficial dos Encontros Mágicos 2020 agendada para as 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

O evento foi pensado ao pormenor, para que se garantisse o cumprimento das orientações das autoridades de saúde, e os locais escolhidos para a Magia de Rua são diferentes dos habituais: Praça 8 de Maio, Sala da Cidade, Claustro do Museu Machado de Castro, Jardins de São Bernardo, Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Praça das Bandeiras, Jardins do Restaurante do Convento São Francisco e na antiga igreja do Convento São Francisco.

Os locais foram adaptados, serão devidamente controlados com limitação do número de pessoas (há obrigatoriedade de reserva de lugar) e estarão providos de dispensadores de álcool gel desinfetante.

Todos os locais terão alcatifas redondas com um metro de diâmetro, uma distância de 1,5 metros entre si, por forma a garantir o necessário afastamento físico. Cada alcatifa pode ser ocupada por um único espectador ou partilhada por membros do mesmo agregado familiar, até ao limite da lotação prevista para cada local. O acesso aos espetáculos de rua é gratuito, mas é obrigatória a reserva do bilhete, em https://ticketline.sapo.pt/evento/encontros-magicos-2020-51483, de forma a assegurar que é cumprida a lotação prevista. Luís de Matos pediu, contudo, que as reservas – que podem ser efetuadas a partir de hoje – “sejam feitas com parcimónia”. Isto é, a reserva deve ser efetuada quando a intenção é estar presente e não apenas para guardar lugares, pois com estas novas condições, corre-se o risco de ficarem lugares por ocupar que poderiam ser ocupados por outros interessados.

Serão, ainda, distribuídas máscaras e porta-máscaras, informou Luís de Matos, explicando que a ideia passa não só por cumprir as orientações da Direção Geral da Saúde, mas de dar também o exemplo de boas práticas. “Vamos distribuir máscaras gratuitamente e optámos por não distribuir flyers – pelo seu manuseamento continuado para consulta do programa. (…) Em substituição, vamos disponibilizar porta-máscaras com o endereço do website do evento, onde se pode consultar todas as informações”, referiu. “É uma responsabilidade social e cívica que abraçamos com grande paixão”, acrescentou.

 

A Escola de Magia mantém-se, com a “Primeira Aula de Magia”, para jovens interessados em realizar um curso de iniciação à arte mágica, e com a “Segunda Aula de Magia”, destinada aos alunos que frequentaram as aulas em edições passadas. A organização decidiu ainda manter a Aula de Magia dedicada a crianças com necessidades especiais, estando essa programada para quarta-feira, dia 16 de setembro. Todas as aulas vão decorrer na Sala Conventual do Convento São Francisco, estando agendadas aulas para os dias 15 (às 18h30), 16 (às 12h00 e às 18h30), 17 (às 18h30), 18 (às 18h30) e 19 (às 10h30) de setembro. As inscrições devem ser efetuadas através do número de telefone 239 857 191.

 

As duas Grandes Galas Internacionais acontecerão nas noites dos dias 18 e 19 e terão lugar, como é habitual, no Grande Auditório do Convento São Francisco, pelas 21h30.  Os bilhetes para as galas internacionais, os únicos espetáculos que não são gratuitos, estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco e na Ticketline. Como este ano a lotação do espaço está limitada a cerca de 50%, Luís de Matos admite a possibilidade de realizar mais sessões caso haja muita procura. “Vamos avaliar isso a meio da semana”, afirmou o produtor.

 

 

O mágico referiu ainda que o cartaz desta edição “é de uma qualidade inacreditável” e conta com mágicos com distinções a nível mundial em diversas áreas, como palco ou humor. “O cartaz não é mais modesto, muito pelo contrário”, assegurou Luís de Matos, acrescentando que “se há ano em que o evento vai ser surpreendente vai ser este, porque os mágicos vão ter de se adaptar à realidade e essa surpresa vai ser entusiasmante”. O certo é que, sublinhou por sua vez, Carina Gomes, tanto a CM Coimbra como a Luís de Matos Produções Lda. foram pioneiras no retomar das atividades culturais com sucesso neste período em que vivemos e está convicta de que esta edição do evento será recordada como um bom exemplo. “Nem em ano de pandemia, deixámos de fazer os Encontros Mágicos”, concluiu.

 

O programa e toda a informação sobre os Encontros Mágicos 2020 pode ser consultada no website do evento, em www.encontrosmagicos.pt, na página oficial do Facebook, em /EncontrosMagicos e no Instagram, em @Encontros_Magicos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE