Cidade

Encontro em Coimbra aborda a literatura infantil centrada no 25 de Abril

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-01-2014

O encontro de literatura infantil e juvenil “As cores da nossa amizade e da nossa esperança”, que se realiza em Coimbra, na sexta-feira e no sábado, pretende abordar a literatura infantil centrada nos ideais de Abril.

PUBLICIDADE

“Ninguém quer que os ideais de Abril, os direitos fundamentais e a liberdade se percam”, afirmou o escritor João Manuel Ribeiro, que coordena o encontro, explicando que, no âmbito das celebrações dos 40 anos do 25 de Abril, o encontro procura assinalar a “literatura infantil e juvenil que trata o tema”.

Ao falar-se “do passado” na literatura infantil, está-se a “garantir o presente e o futuro”, sendo fundamental desenvolver consciência crítica nos mais novos, defendeu João Manuel Ribeiro.

PUBLICIDADE

O coordenador do encontro, que terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, sublinhou que a literatura infantil e juvenil que trata a temática do 25 de Abril “é fundamental para que não se perca a memória”.

“Corremos o risco de perder a memória. Basta ver o ambiente político e social em que vivemos e algumas ideias e tendências que vão surgindo contra a liberdade e contra os direitos humanos”, alertou João Manuel Ribeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

A literatura infantil e juvenil, segundo o coordenador, é “uma boa forma de contar histórias e de se chegar ao coração dos leitores mais jovens”.

Face a essa constatação, o escritor frisou a necessidade de os planos nacionais de leitura e as próprias metas curriculares dos programas escolares terem “uma maior atenção” sobre a temática, considerando que esse caminho está a ser feito, “mas há sempre muito a percorrer”.

Durante o encontro, será recordado Sidónio Muralha, escritor português que integrou o movimento neorrealista, um “autor esquecido”, que terá um painel dedicado apenas à sua obra, em que estão “sempre presentes os ideais do 25 de Abril”, explicou.

A iniciativa conta com painéis sobre a biblioteca escolar como um espaço de integração social, a memória do 25 de Abril, a ciência e a sua relação com a revolução de 1974, promovendo ainda momentos musicais e uma exposição de ilustrações de livros de literatura infantil e juvenil.

No encontro irão estar presentes, entre outros, o professor de Literatura e poeta Fernando Pinto do Amaral, a responsável pela Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, o historiador Rui Bebiano, os docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra Leonor Riscado e Rui Veloso e o físico e catedrático da Universidade de Coimbra Carlos Fiolhais.

O evento tem como parceiros, na sua organização, a Câmara e a Biblioteca de Coimbra, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e a editora Trinta por uma linha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE