Educação

Encontro de reitores torna Valência capital mundial do Ensino Superior

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 08-05-2023

Cerca de 700 reitores de todo o mundo estão, a partir de hoje, reunidos em Valência para debater como pode a Universidade contribuir para o progresso da sociedade, tornando a cidade espanhola capital mundial do Ensino Superior.

PUBLICIDADE

Representantes académicos, personalidades da política, empresas e instituições nacionais e internacionais vão estar entre hoje e quarta-feira no V Encontro Internacional de Reitores Universia, que será inaugurado na terça-feira pelo presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e da presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín.

No encontro estarão também 35 representantes das principais instituições de ensino superior portuguesas, assim como oradores internacionais como o cientista Tim Berners-Lee, que inventou a World Wide Web, ou o ex-secretário do Tesouro do presidente dos EUA Bill Clinton e economista-chefe do Banco Mundial, Larry Summers.

PUBLICIDADE

publicidade

O Prémio Príncipe das Astúrias para a Investigação Científica 2006, Ignacio Cirac, ou a responsável pela estratégia de investigação de Inteligência Artificial na Google, Pilar Manchón, são outros convidados.

Sob o lema “Universidade e Sociedade”, os debates serão em torno de três grandes ideias: Aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação e, finalmente, redes e interconexão entre as universidades.

PUBLICIDADE

“As conclusões do Encontro Internacional de Reitores serão refletidas na ‘Declaração de Valência’, que reunirá o compromisso dos reitores para que a universidade avance, em diversas linhas concretas de atuação, no seu propósito de continuar a contribuir para o progresso da sociedade”, explica o gabinete de imprensa do Santander.

O banco destinou mais de 2.200 milhões de euros e apoiou mais de um milhão de estudantes, profissionais, projetos empreendedores e PME através de acordos com mais de 1.300 universidades de 25 países.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE