Vamos

Encontro de Bandas Filarmónicas em Ançã

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-10-2014

 Foi um ambiente de celebração da música aquele que se viveu em 5 de outubro, na Quinta da Sobreira Quinhentista, em Ançã, onde numerosa assistência marcou presença no Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede.

PUBLICIDADE

A iniciativa que o Município de Cantanhede tem vindo a promover regularmente para fomentar o intercâmbio entre entidades que desempenham uma função de grande alcance cultural no domínio da formação de jovens músicos, promovendo simultaneamente junto das comunidades locais o conhecimento da dimensão artística da atividade que desenvolvem.

Quatro dias depois do Dia Internacional da Música (1 de outubro), a realização do evento em Ançã assinalou o 135.o aniversário da Phylarmonica Ançanense, que recebeu as suas congéneres do concelho, designadamente a Filarmónica de Covões e a Banda da Associação Musical da Pocariça, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal e o apoio da Junta de Freguesia de Ançã.

PUBLICIDADE

O encontro começou com a concentração das bandas junto à sede da entidade anfitriã e do Pelourinho de Ançã, a que se seguiu o desfile até à Quinta da Sobreira Quinhentista, onde realizaram atuações que culminaram com a interpretação conjunta do Hino de Cantanhede, da autoria do Capitão Amílcar Morais, com letra de Maria de Lurdes Alves dos Santos.

O presidente da Câmara Municipal, João Moura, assistiu ao concerto acompanhado pela vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, pelo vereador da Cultura, Pedro Cardoso, o representante do executivo da Junta de Freguesia de Ançã, Marco Rodrigues, e pelos presidentes das filarmónicas de Ançã, Covões e Pocariça, respetivamente Helena Baptista, Manuel Pato Neto e António José Leitão, entre outros elementos dos corpos sociais das coletividades e demais entidades.

PUBLICIDADE

publicidade

Na ocasião o líder do executivo camarário começou por «felicitar os órgãos sociais da Phylarmonica Ançanense, pelo 135.o aniversário da instituição», afirmando comungar «do espírito que preside à celebração de uma efeméride que assinala um percurso centenário a todos os títulos notável e que deve ser visto também como uma referência perante os desafios que se perspetivam para o futuro e um estímulo para todos quantos estão envolvidos na resposta a esses desafios».

João Moura lembrou «os fundadores para prestar homenagem a quem teve tão meritória iniciativa, incluindo todos quantos lhe deram boa sequência e ajudaram a dimensionar a coletividade com os contornos que ela hoje possui, para benefício de várias gerações de jovens de Ançã e da comunidade em geral».

A propósito do Encontro de Bandas Filarmónicas, o autarca manifestou o seu regozijo «por ver, mais uma vez, três dignos representantes de uma das mais importantes formas de associativismo cultural comunitário a celebrar conjuntamente a música poucos dias depois da data em que se comemora internacionalmente esta forma de expressão artística».

Segundo o presidente da Câmara Municipal, «a Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica de Covões e a Banda da Associação Musical da Pocariça têm sido responsáveis por muitas décadas de educação musical no Concelho e assim continua a ser, razão pela qual a Câmara Municipal, como aliás lhe compete, tem vindo a subsidiar a sua atividade no quadro do regulamento de apoio em vigor. É um apoio assumido como uma obrigação, reconhecendo a função determinante que as três instituições desempenham na dinamização da atividade cultural do Concelho e pelo respeito que merece o esforço dos dirigentes para manterem essa meritória intervenção na comunidade», concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE