“(En)cont(r)o com as tradições” encerra projeto “Trico(n)tando estórias”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-11-2017

“(En)cont(ro) com as tradições”, assim se designa o serão cultural que a Câmara Municipal de Coimbra organiza, na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês, no dia 30 de novembro, às 21h00, juntando no espaço municipal a população local mais idosa que, desde fevereiro, acedeu ao repto lançado pelo Município para partilhar, em encontros mensais, em modo de tertúlia, vivências e recordações da sua infância,recontando-as, de forma descontraída e informal, dando assim corpo ao projeto municipal “Trico(n)tando estórias”.

PUBLICIDADE

Trico(n)tando_estórias_1

Este evento assinala o fim de uma iniciativa que decorreu ao longo de dez meses. O corolário da partilha de experiências e histórias de vida acontece, tal como previsto, numa apresentação pública, intergeracional, a toda a comunidade local. Participam no serão culturaldiversos agentes institucionais, de caráter educativo e social, sedeados em Almalaguês.

PUBLICIDADE

publicidade

As preciosas estórias tradicionais “Trico(n)tadas”, os jogos e brincadeiras antigos serão, de novo, lembradas através da narração oral, por um grupo de mulheres, entre os 60 e 70 anos, participantes da iniciativa. Juntam-se àquelas as contadoras de estórias Liliana Machado e Helena Amaral.

O serão cultural prossegue com um apontamento musical, a cargo do grupo de música de Almalaguês “Teada Nova”. Contará, ainda, com a participação dos alunos da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Almalaguês e dogrupo do pré-escolar do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês, responsáveis por um desfile de brinquedos manuais, criados pelas crianças, com recurso a materiais recicláveis e naturais.

PUBLICIDADE

Com entrada livre, a iniciativa que fomentou sobretudo a comunicação, através da escrita e da leitura, entre a população adulta da freguesia de Almalaguês, leva-nos a viajar ao passado, centrando-nos nas palavras e nas tradições, entre os afetos, as vozes, os olhares, a entoação ou os gestos de quem conta estórias, que fazem parte da memória coletiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE