Coimbra

Empresários itinerantes exigem em Coimbra trabalho ou apoios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-12-2020

Cerca de meia centena de empresários itinerantes concentraram-se na manhã de hoje em frente à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, para exigir a realização dos eventos municipais ou, em alternativa, apoios financeiros.

PUBLICIDADE

“Reivindicamos a elaboração de um protocolo com diretrizes para todas as Câmaras sobre se vão realizar os eventos e se nos ajudam com os descontos. Se não fizerem os eventos, têm de decidir já a forma como nos vão auxiliar”, disse aos jornalistas o presidente da Associação Portuguesa dos Itinerantes Certificados (APIC).

PUBLICIDADE

Salientando que os empresários do setor pagam em todos os locais que trabalham, Luís Paulo Fernandes considera que devem receber dos municípios a taxa de terrado que pagavam habitualmente ao longo dos anos.

“Pelo menos, que cada Câmara ou comissão de festas nos devolva aquilo que costumávamos pagar. Acho que é justo, é direto e muito fácil de resolver, só têm de escolher”, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da APIC lamenta que os empresários do setor estejam a “ser muito discriminados nos direitos” e disse temer que se revoltem caso não sejam tomadas medidas de apoio.

“A maior prova da agonia e do desespero destas pessoas é estarem na manifestação. É preciso respeito, porque provavelmente não há nenhuma manifestação que junte tantos empresários concorrentes”, frisou.

Apesar de existir “lay-off” para os trabalhadores do ramo, Luís Paulo Fernandes disse que não existem apoios para os certificados, seguros, inspeção das viaturas e manutenção.

Sob o lema “Queremos trabalho ou apoios! Não queremos nada demais, só os nossos direitos!”, cerca de uma centena de empresários itinerantes concentrou-se, de forma pacífica, em frente em à sede da ANMP, que reúne na manhã de hoje o Conselho Diretivo.

“A nossa atividade está aberta [pelo Governo], mas as licenças são os municípios que as têm de emitir”, enfatizou Luís Paulo Fernandes, que teve oportunidade de expressar as reivindicações do setor ao candidato do PCP à presidência da República, João Ferreira, que reuniu de seguida com o presidente da ANMP, Manuel Machado.

No dia 03, a APIC propôs aos municípios a celebração de um protocolo para minimizar os prejuízos do setor pela inatividade relacionada com a pandemia da covid-19.

Os municípios teriam de “escolher antecipadamente” uma das hipóteses enumeradas no texto, a primeira das quais prevê que as autarquias realizem os “eventos habituais, cumprindo com planos de contingência”, mas descontando 75% no terrado, a taxa que as empresas itinerantes pagam pela utilização do espaço público.

Outra possibilidade seria cada autarquia “realizar um evento alternativo de menor dimensão, ou salpicado, com desconto de 80% dos terrados habituais”.

Em terceiro lugar, as empresas aceitam que “na mesma data” o município autorize que “associações ou privados se assumam como promotores e realizem eventos da sua responsabilidade com isenção de taxas”, de acordo com o proposto pela APIC.

Por fim, a autarquia pode “não realizar o evento, nem autorizar eventos alternativos, mas auxilia” financeiramente com o dobro do terrado pago em 2019, para compensar a inatividade de 2020 e 2021.

O setor dos equipamentos de diversão envolve entre 1.000 a 1.500 pessoas e a restauração itinerante entre 3.000 a 4.000, segundo o presidente da APIC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE