Empresas

Empresários da Serra da Lousã exigem medidas para preço dos combustíveis. São “insuportáveis e insustentáveis”

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 08-08-2023

A Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL), no distrito de Coimbra, exigiu hoje medidas urgentes para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis nas últimas semanas, que são “insuportáveis e insustentáveis” para todos os setores de atividade.

PUBLICIDADE

“É urgente agir e tomar medidas para colmatar os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, porque é o interior quem mais sofre com estes aumentos”, disse o presidente da associação, Carlos Alves, citado num comunicado hoje divulgado.

Segundo o dirigente, “são insuportáveis e insustentáveis para todos os setores de atividade estes novos aumentos dos preços dos combustíveis, que não ajudam em nada o território do interior e que, consequentemente, todos os portugueses irão pagar pela inércia e irresponsabilidade do Estado Português”.

PUBLICIDADE

Salientando que a AESL representa o território do pinhal interior, onde o peso do preço dos combustíveis “é um custo demasiado elevado” para as empresas e famílias, Carlos Alves frisou que os últimos aumentos vão refletir-se num aumento “excessivo em todos os produtos, bens e serviços que são essenciais a todos”.

“Nesta fase, é perturbador ver o esforço que a população e os empresários estão a fazer para colmatar todos estes aumentos”, sublinhou.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da AESL adiantou que existem já alguns empresários “a ponderar se vão manter ou não a atividade, pois como são pequenas empresas não conseguem refletir no preço de venda os atuais aumentos dos preços dos combustíveis”.

Carlos Alves acusou os governantes de “nada fazerem” para acudir à situação e alertou que se não forem tomadas medidas imediatas “o interior ficará ainda mais despovoado, pois sem empresas não há pessoas”.

O dirigente disse ainda que o setor do turismo “já está a sofrer” com os aumentos dos combustíveis, com “consequências gravíssimas para um território do interior esquecido e abandonado pelo Governo”.

“O turismo do interior tem um papel crucial nas economias locais, cria postos de trabalho, gera investimento no território, faz crescer a economia local, ajuda a requalificar o património urbano e cuida da floresta”, salientou o presidente da AESL.

Para atenuar o impacto do aumento dos combustíveis, a associação empresarial apelou ao Governo para repor os apoios à taxa de carbono e diminuir a taxa do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Criada em 2014, a AESL representa oito municípios da área geográfica da Serra da Lousã – dois do distrito de Leiria (Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera) e seis do distrito de Coimbra (Lousã, Vila Nova de Poiares, Góis, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo e Penela).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE