Empresas

Empresários criticam processo de candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-04-2022

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) lamentou hoje a exclusão de Coimbra da escolha para Capital Europeia da Cultura 2027 e criticou o processo de candidatura, por falta de cooperação e abrangência dos atores locais.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a NERC lamentou que o processo de candidatura “tenha sido uma oportunidade perdida” por revelar “uma atitude de falta de cooperação e abrangência com os diferentes atores locais, em que os próprios empresários da Região de Coimbra se incluem e não foram envolvidos”.

“É uma oportunidade perdida porque não ficou claro se a cidade tem uma estratégia de longo prazo e uma verdadeira dimensão Europeia para a Cultura, o que não é bom para o futuro do tecido empresarial da região de Coimbra”, referiu a nota.

PUBLICIDADE

A estrutura representativa dos empresários da região de Coimbra espera “que este mau resultado sirva de exemplo para situações futuras” e mostre que a cidade “deve envolver todas as forças vivas disponíveis, como é o caso dos empreendedores, dos criadores de potencial produtivo e dos empresários”.

“A NERC, já preocupada com estas situações, em reunião, na Câmara de Coimbra, com o presidente e vereadores, no dia 26 de janeiro, apresentou diversas propostas com a preocupação de visão de médio e longo prazo, no desenvolvimento de projetos estruturantes para a cidade e região, de que os empresários deverão ser parte determinante e que urge implementar”, lê-se no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2017, de um total de 12 candidaturas, anunciou a organização, no dia 11 de março, em Lisboa.

Apesar de ter saído da corrida a Capital Europeia da Cultura 2027, o município de Coimbra anunciou que vai continuar o trabalho feito com a candidatura.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, comprometeu-se a concretizar os objetivos estipulados no ‘bid book’ (documento de candidatura), notando apenas que, com a ausência do financiamento associado à Capital Europeia da Cultura, a sua execução será “um pouco mais lenta”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE