Região

Empresário Pedro Roberto é o candidato do Chega a Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 27-08-2025

Imagem: Facebook

O empresário Pedro Roberto, que chegou a ser presidente da concelhia do PS e da JS locais, é o candidato do Chega à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Pedro Roberto, de 45 anos, com formação em comunicação organizacional, proprietário de uma empresa de motos e motorista de pesados, é o nome escolhido pelo Chega, do qual é militante há cerca de quatro meses, para disputar a liderança do município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

O candidato, que foi militante do PS dos 16 até quando tinha “cerca de 30 anos” e que chegou a ser deputado municipal, disse à agência Lusa que aceitou o desafio da distrital do Chega, depois de ser simpatizante daquele partido “há muitos anos”.

PUBLICIDADE

Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o partido irá candidatar-se à Câmara, Assembleia Municipal e a todas as juntas de freguesia, com exceção das Lavegadas, referiu.

Pedro Roberto afirmou que um mau resultado será ficar “atrás do PS”, que neste momento lidera a autarquia e cujo presidente termina o seu terceiro e último mandato, sustentando as suas expectativas face aos resultados nas legislativas do Chega naquele concelho, que teve 22,08% (menos cerca de 30 votos do que o PS, que ficou em segundo, mas muito longe da AD, que teve 37,61%).

Questionado sobre as propostas para Vila Nova de Poiares, Pedro Roberto apontou como maior prioridade a necessidade de baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que durante muitos anos teve de estar no valor máximo possível (0,45%) por a autarquia ter estado em situação de excesso de endividamento.

“A nossa proposta é reduzir o IMI dentro do que for possível e ficam hipotecadas todas as outras promessas que possam aumentar os gastos da autarquia”, disse, considerando que é mais importante reduzir esse imposto do que o município ter capacidade de investimento.

Outra das prioridades de Pedro Roberto será garantir a limpeza das faixas de gestão de combustível, criticando a opção do atual executivo de gastar dinheiro em “festas e festinhas” em vez de assegurar essa limpeza, considerando ainda que faltam “corta fogos” no concelho.

Apesar disso, o candidato do Chega vincou que a prioridade será a redução do IMI, mesmo que essa opção reduza a capacidade do município de cumprir as faixas de gestão de combustível.

Entre outras prioridades, Pedro Roberto vincou que é necessário publicitar eventos que passam por Vila Nova de Poiares, como é o caso do Campeonato do Mundo de Pesca à Pluma, “que ninguém sabe” que passa no concelho e cujos participantes podem ser embaixadores de Poiares “pelo mundo fora”.

O candidato propõe também a tentativa de levar o Campeonato Nacional de Enduro até ao concelho.

Em temas como educação, habitação, cultura e saúde, Pedro Roberto ainda não tem propostas por serem áreas “mais complexas” e que requerem “algum estudo” das matérias.

O PS ganhou as eleições autárquicas de 2021, com 59,33% dos votos, conquistando três mandatos. O PSD somou 29,84% da votação, garantindo dois mandatos.

Além de Pedro Roberto, são também candidatos Lara Oliveira (PS), Miguel Soares (PSD), Nuno Neves (movimento Poiares a Sério) e Luís Almeida (CDU).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE