Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Justiça

Empresário julgado em Coimbra por fraude fiscal de 1,2 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 03-02-2023

Um empresário de 46 anos, que se dedicava à compra e venda de automóveis, começa a ser julgado na segunda-feira, em Coimbra, por uma fraude fiscal em que terá lesado o Estado em 1,2 milhões de euros.

PUBLICIDADE

O arguido, residente em Aveiro, era gerente de uma empresa sediada em Coimbra, constituída em 2017 e que se dedicava à venda de viaturas usadas compradas na Alemanha e vendidas quase em exclusividade para uma empresa nacional, refere a acusação a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o Ministério Público, aquando de uma ação inspetiva da Autoridade Tributária (AT), o arguido não facultou os documentos da empresa relacionados com a faturação e contabilidade da mesma.

PUBLICIDADE

publicidade

Posteriormente, após ter sido notificada, a empresa nunca prestou qualquer documento de contabilidade ou de suporte da atividade, tendo acabado por cessar a atividade, apenas para efeitos de IVA, em abril de 2018, nunca tendo restituído os valores deste imposto entre 2017 e 2018.

Face à ausência de documentos, a AT teve de contactar todos os clientes com faturas emitidas pela sociedade.

PUBLICIDADE

Para além da falta de pagamento do IVA, o arguido terá também levado “a cabo um plano destinado a diminuir fraudulentamente o montante de IVA a entregar pela sociedade arguida”, que consistia na aplicação, a todas as vendas realizadas, de um regime especial de tributação para bens em segunda mão, objetos de arte, de coleção e antiguidades, conta a acusação.

De acordo com o Ministério Público, o arguido acabou por utilizar indevidamente este regime.

Entre os valores por liquidar de IVA e a aplicação ilegítima de um regime especial de tributação, o Ministério Público contabiliza 1,2 milhões de euros que ficaram por pagar ao Estado, pedindo a sua restituição no processo.

O arguido e a empresa são acusados de um crime de fraude fiscal qualificado.

O julgamento começa na segunda-feira, às 09:30, no Tribunal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com