Economia

Empresário de Pombal acudado de insolvência dolosa.

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-01-2019

O Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria deduziu acusação contra um homem de Pombal pela prática de um crime de insolvência dolosa, incorrendo, ainda, na medida de interdição de atividades.

PUBLICIDADE

Segundo a página oficial da Procuradoria da Comarca de Leiria, na acusação fez-se constar que o arguido era gerente de uma sociedade comercial, com sede na área de Pombal, no distrito de Leiria, a qual foi declarada insolvente por sentença exarada no dia 20 de janeiro de 2014, transitada em julgado, tendo a mesma sido requerida por um trabalhador da empresa.

PUBLICIDADE

“No processo de insolvência respeitante a esta sociedade comercial foram reconhecidos créditos no montante total de 2.531.875,40 euros”.

O despacho refere ainda que, em março de 2013, data em que aquela sociedade comercial deixou de exercer a sua atividade, a mesma tinha no seu imobilizado diversos bens, tais como veículos automóveis, reboques e semirreboques, ferramentas, máquinas e outros equipamentos industriais.

PUBLICIDADE

publicidade

No final do ano de 2012, o arguido constituiu na República de Guiné uma outra sociedade comercial, da qual era também gerente, tendo levado, no ano seguinte, para aquele país, vários bens, designadamente viaturas (veículos ligeiros e pesados), equipamentos industriais e ferramentas, todos eles propriedade da primeira empresa.

As ações do arguido “resultaram na total dissipação do património da primeira sociedade comercial e, além de impedirem os credores de receber os seus créditos, foram a causa direta da posterior declaração de insolvência da mesma, no ano de 2014”.

A investigação foi realizada pelo Ministério Público, em exercício de funções no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Polícia Judiciária de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE