Conecte-se connosco

Coimbra

Empresa portuguesa produz testes para o diagnóstico da Varíola do Macaco  

Publicado

em

 A Pantest,  com sede em Oliveira de Frades, é o primeiro e único laboratório português licenciado pelo INFARMED para o  fabrico de testes rápidos, vai produzir e distribuir em Portugal o primeiro teste PCR para o diagnóstico de Monkeypox, ou Varíola de Macaco.  

O kit já se encontra desenvolvido, estando na fase de validação técnica e científica, numa  parceria entre o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Fernando  Pessoa e a Pantest.  

Esta  certificação  será  da  responsabilidade  do  Professor Ruben  Fernandes,  da  Universidade,  em  coordenação  com  a  responsável  científica  da  Pantest  a  professora  Susana Almeida.   

Segundo  o  professor  Ruben  Fernandes:  “O  surto  de  Varíola  de  Macaco  está  a  preocupar as autoridades em todo o mundo. Já em Portugal, os casos estão a aumentar,  ao mesmo tempo que estamos a ser pioneiros na sequenciação do genoma do vírus.   

A  parceria  vem  confirmar,  uma  vez  mais,  o  compromisso  da  Pantest  no  fabrico  de  produtos  inovadores,  sempre  em  ligação  a  instituições  científicas  e  académicas  nacionais.  

Os kits de PCR para testagem da Varíola do Macaco chegam aos laboratórios dentro de  duas semanas.  

De recordar que, a Pantest é a única empresa em Portugal que produz testes de Covid.  No total, já produziu mais de 10.000.000 de testes, e só nos últimos 3 dias vendeu mais  de 200 mil unidades.   

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link