Coimbra

Empresa intermunicipal investe 4,25 ME em águas e saneamento de Penacova

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-02-2020

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) vai investir 4,25 milhões de euros nas redes de água e saneamento de Penacova, anunciou hoje a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Cinco candidaturas estão já aprovadas para o concelho de Penacova, que verá assim alargada a sua rede de abastecimento de águas e saneamento”, refere em comunicado a autarquia presidida por Humberto Oliveira.

Os projetos incluem o saneamento de Silveirinho, Carvoeira, freguesia de Figueira de Lorvão e Parque Industrial da Alagoa, bem como o abastecimento de água em Sazes e Midões.

PUBLICIDADE

“Trata-se de uma medida que alargará estas infraestruturas públicas a populações que antes não se encontravam abrangidas por estes serviços”, afirma o autarca do PS, citado na nota.

Este investimento da APIN, que reúne 11 municípios e tem sede em Penela, conta com financiamento europeu, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo 2,3 milhões de euros a fundo perdido.

PUBLICIDADE

publicidade

Empresa intermunicipal de capitais exclusivamente públicos, a APIN é constituída pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, além de Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela, Vila Nova de Poiares e Penacova, no distrito de Coimbra.

No comunicado, a autarquia recorda que a adesão de Penacova à APIN “foi votada em Assembleia Municipal, tendo recebido apenas um voto contra”.

Humberto Oliveira explica que a criação da associação responde a “várias necessidades”, tais como “poder receber apoios comunitários para este tipo de investimentos em infraestruturas de águas e saneamento, que, segundo as novas regras de acesso aos fundos europeus, obrigam à agregação de municípios”.

“Sozinho, cada município está impossibilitado de o fazer, sendo este financiamento fundamental para concretizar os investimentos que beneficiam as populações e assim resolver o problema de perdas significativas de água e infiltrações, bem como fazer a expansão das redes de abastecimento e saneamento”, acrescenta.

Um grupo de cidadãos anunciou para hoje, às 14:30, junto aos Paços do Concelho de Penacova, uma concentração contra a adesão da autarquia à APIN, meia hora antes do início de uma reunião da Assembleia Municipal, presidida pelo socialista Pedro Coimbra, deputado na Assembleia da República e líder cessante da Federação Distrital de Coimbra do PS.

“A Assembleia Municipal é o local indicado para mostrar a nossa indignação e interpelar o município, para esclarecer as nossas dúvidas e exigir que seja reposta a justiça”, segundo a nota divulgada pelos promotores do protesto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE