A The Navigator Company, com complexo industrial na Figueira da Foz, voltou a ser reconhecida internacionalmente pelo seu compromisso no combate às alterações climáticas e desflorestação.
Esta empresa alcançou, no último ano, a classificação máxima de “A” nos questionários CDP Climate Change e CDP Forests, garantindo um lugar na prestigiada A-List para o Clima e para as Florestas e, consequentemente, o nível de leadership.
PUBLICIDADE
A pontuação máxima foi atribuída pelo CDP – Disclosure Insight Action, uma entidade internacional sem fins lucrativos, de referência, que, de forma independente e com metodologia própria, avalia o desempenho ambiental de empresas e cidades, constituindo um importante indicador para os investidores.
A análise foi realizada pelo CDP aos dados divulgados pela Empresa em 2024 (referentes ao ano de 2023). Com esta classificação, a Navigator integra a A-List para o Clima e para as Florestas, fazendo parte do grupo restrito de empresas, a nível mundial, que alcançam a classificação mais elevada de “A”.
Neste contexto, salienta-se ainda o facto de a Navigator integrar os 2% das mais de 22 mil empresas analisadas que atingiram o nível máximo da classificação em pelo menos um dos parâmetros avaliados.
A distinção máxima no ranking de “Leadership” (“A”) reflete o compromisso da Navigator a nível da redução de emissões, da mitigação e da adaptação a riscos climáticos, assim como da promoção de uma economia de baixo impacto de carbono.
Este foco na descarbonização está alinhado com uma estratégia mais abrangente definida no eixo “Clima e Natureza” da sua Agenda 2030 para uma gestão responsável do negócio.
Por sua vez, no âmbito das florestas, a classificação “A” reflete a sua gestão de riscos de desflorestação, avaliando a robustez dos sistemas que a Empresa implementa para rastrear a origem da madeira, a sua principal matéria-prima, assentes na certificação do modelo de gestão florestal sob sua responsabilidade (1,2% da área do país), na certificação da cadeia de custódia e nas exigentes políticas de aquisição de madeira.
A Navigator foi a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o ambicioso compromisso de descarbonização dos seus complexos industriais, antecipando em 15 anos as metas nacionais e europeias.
Estima-se que a execução de todas as iniciativas do Roteiro de Descarbonização represente um investimento superior a 350 milhões de euros, no período entre 2019 e 2028. Em 2023, fruto dos investimentos realizados, a Navigator decidiu antecipar em três anos as suas metas intermédias de emissões, pelo que irá alcançar, já em 2026, os objetivos inicialmente previstos para 2029.
A Navigator participa no CDP Climate Change desde 2018, submetendo-se a uma avaliação rigorosa do seu desempenho ambiental. Em 2021, alargou a sua participação ao CDP Forests, reforçando a transparência e robustez dos seus sistemas de monitorização da origem das matérias-primas.
Fundado no ano 2000, o CDP é a mais importante organização não governamental dedicada à avaliação do desempenho ambiental de empresas, cidades, regiões e estados.
As suas análises são amplamente utilizadas por investidores financeiros em decisões de investimento sustentável. Todos os anos, milhares de empresas divulgam voluntariamente ao CDP informação sobre o seu impacto ambiental e a gestão de riscos e oportunidades, com o intuito de serem avaliados de forma independente e de acordo com a sua metodologia.
Esta classificação do CDP vem reforçar a posição da Navigator como referência global em sustentabilidade, juntando-se à distinção recente como “2025 ESG Industry Top-Rated Company” atribuída pela Sustainalytics.
Este reconhecimento posicionou a empresa na prestigiada lista global das “2025 ESG Top-Rated Companies”, destacando-se entre as organizações com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Estas distinções são um reflexo claro do compromisso da Navigator em liderar a transição para um modelo de negócio mais sustentável.
Mais do que um reconhecimento externo, esta conquista celebra o esforço coletivo de toda a organização e, em particular, o trabalho árduo e dedicação de cada colaborador.
PUBLICIDADE