Coimbra

Empresa de resíduos sólidos do Centro promove reciclagem nos mercados e feiras

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-11-2020

A empresa intermunicipal de Resíduos Sólidos do Centro (ERSUC) vai sensibilizar a população para a reciclagem nos mercados locais, no âmbito de uma iniciativa europeia que decorre entre 21 e 29 de novembro.

PUBLICIDADE

“Uma equipa da ERSUC vai estar nos mercados a sensibilizar os feirantes e público em geral para a correta separação dos recicláveis, disponibilizando meios que permitam essa separação”, anuncia em comunicado.

PUBLICIDADE

A sociedade associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma ação que deverá contribuir “para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos”.

Com a iniciativa “Mercados a reciclar”, que promove em parceria com os municípios, a ERSUC vai estar presente, nos próximos dias, nos mercados de Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia (22), e de São João da Madeira (24), bem como nas feiras de Arganil (26) e da Palhaça, em Oliveira do Bairro (29).

PUBLICIDADE

publicidade

Com a Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, a União Europeia “pretende alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção”.

A ERSUC, com sede em Coimbra, vai atribuir o galardão de “Mercado a reciclar” aos mercados e feiras aderentes “que se destacam pelo compromisso de redução do impacte ambiental (…), promovendo a gestão adequada dos resíduos”, segundo a nota.

“Um ‘Mercado a reciclar’ representa um mercado com caráter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade, o que será um elemento diferenciador”, salienta a empresa.

Entretanto, no dia 25, a ERSUC, o município de Águeda e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda assinam “um protocolo para a gestão e sensibilização para o correto encaminhamento de recicláveis”, no âmbito de projeto concelhio que passa pela “utilização de uma máquina de recolha de resíduos recicláveis em troca de benefícios para os cidadãos”.

Para que as preocupações desta semana “se possam desenvolver ao longo de todo o ano”, o administrador executivo da ERSUC, Miguel Ferreira, citado na nota, defende que elas devem “traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.

No dia 26, a ERSUC participa num ‘webinar’ subordinado ao tema “Desafios dos Municípios para a Economia Circular: Bioresiduos”, organizado pelo município de Albergaria-a-Velha.

A atividade da ERSUC abrange um território de 6700 Km2, agregando 36 municípios da região Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE