Empresas

Empresa de Coimbra escolhida por um dos principais fabricantes de satélites

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-03-2024

A solução de gestão do tráfego espacial (GTE) da Neuraspace, empresa sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra e líder mundial na GTE baseada em inteligência artificial, foi seleccionada pela Kongsberg NanoAvionics (“NanoAvionics“) para suas operações e gestão de trafego espacial. 

PUBLICIDADE

O fabricante de satélites e integrador de missões NanoAvionics vai integrar o sistema STM da Neuraspace para análise de colisões, planeamento de manobras e melhoria da sustentabilidade espacial no seu pacote LEOP (lançamento e fase inicial da órbita) e operações. Para além de uma maior segurança para os satélites, a NanoAvionics e os seus clientes beneficiarão de operações automatizadas de naves espaciais, como a análise de colisões e o planeamento de manobras, garantindo a proteção permanente dos seus bens. 

Chiara Manfletti, CEO da Neuraspace, considera que «temos soluções e serviços que vão permitir à NanoAvionics e aos seus clientes ter maior segurança e eficiência nas operações espaciais. A Neuraspace responde aos requisitos actuais e futuros de sustentabilidade espacial, contribuindo assim para a sustentabilidade global do espaço e da indústria espacial. Com o apoio dos nossos clientes, a Neuraspace está bem posicionada para continuar o seu crescimento e sucesso no sector da gestão do tráfego espacial».

PUBLICIDADE

Žilvinas Kvedaravičius, Diretor Executivo da NanoAvionics, garante que «operações espaciais sustentáveis sempre foi um foco central da NanoAvionics, e temos empregado continuamente ferramentas de prevenção de colisões para manter isso. A integração do software da Neuraspace no nosso portfólio de serviços representa um avanço significativo nos nossos esforços. Esta melhoria baseia-se nas nossas metodologias existentes para a gestão do tráfego espacial e alinha-se com as exigências crescentes dos nossos clientes, que estão empenhados em cumprir os objectivos de sustentabilidade estabelecidos pelos reguladores e utilizadores finais. Ao incorporar as soluções avançadas da Neuraspace no planeamento e nas operações das nossas missões, estamos a dar um passo proactivo no sentido de uma gestão ainda mais responsável e eficiente das missões espaciais».

A utilização do sistema STM da Neuraspace optimiza o trabalho dos operadores, reduzindo o custo e minimizando as interrupções da missão, o que pode ajudar a reduzir os prémios de seguro através de uma melhor atenuação dos detritos espaciais.

PUBLICIDADE

publicidade

A solução da Neuraspace pode também permitir ganhos adicionais ao prolongar a vida útil do satélite, por exemplo, evitando a utilização de combustível valioso em manobras desnecessárias e fornecendo serviços melhorados, como manobras prioritárias.

Todas estas funcionalidade tem beneficiado dos resultados do projeto AI Fights Space Debris, C626449889-00463050, insere-se na Agenda Mobilizadora/Alianças para a Reindustrialização financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência com um orçamento de 25M€.

O projeto visa apoiar o crescimento da Neuraspace e da sua Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial, um produto exclusivo para operadoras de satélites, sustentado por Inteligência Artificial e Machine Learning, destinado a realizar operações espaciais seguras e evitar colisões com detritos espaciais e outros satélites.

O Consórcio é liderado pela Neuraspace e em parceria com a GMVIS Skysoft, S.A, Instituto Pedro Nunes — Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o desenvolvimento e Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE