Empresas

Empresa da Figueira da Foz desenvolveu App para combater Fake News

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-11-2019

Fake Off é o nome da aplicação destinada ao combate de notícias falsas que já se encontra disponível.

PUBLICIDADE

Desenvolvida pela empresa figueirense Future Balloons, esta app é gratuita, está disponível em cinco línguas e tem como objetivo consciencializar os jovens para uma utilização mais responsável da informação que circula diariamente na Internet.

Para a utilizar, basta fazer o seu download nas app stores, acessíveis para Android e iPhone (iOS). Inclui dois jogos principais, um de conteúdo mais informativo para aumentar o conhecimento sobre este tipo de notícias e o outro que funciona como detetive, com várias dicas que ensinam como descobrir e identificar notícias falsas.

PUBLICIDADE

Segundo Clara Rodrigues da Future Balloons “esta app é de particular utilidade para melhorar a literacia digital de todas as pessoas. Além dos jovens, também professores, monitores, formadores, ou seja, profissionais responsáveis nas áreas da educação e formação, podem encontrar nesta app uma ferramenta de ensino muito útil”.

De acordo com um estudo da União Europeia, divulgado no início do ano, apenas 48% da população portuguesa, consegue identificar notícias falsas, valores que ficam abaixo da média europeia que ronda os 58%. A ideia é contrariar esta tendência e estimular as pessoas a refletir mais sobre a informação que diariamente consomem e partilham, principalmente na Internet e nas redes sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste sentido, no dia 22 de novembro, a Future Balloons realiza o “Fake News Day”, em parceria com a Escola Secundária Dr. Bernardino Machado. Este evento dirige-se a alunos e professores, promovendo a aplicação junto destes, através de um workshop prático.

A app Fake Off é o resultado de um projeto Erasmus+, iniciado em março de 2018 e contou com um orçamento de cerca de 257 mil euros, numa parceria entre várias entidades europeias, da Áustria, Portugal, Alemanha, Espanha e Itália. Coube ao parceiro português, Future Balloons, o desenvolvimento dos conteúdos na vertente mais tecnológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE