Conecte-se connosco

Coimbra

Empreiteiro desiste de reabilitação do Bairro da Fonte do Castanheiro em Coimbra

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra disse hoje na reunião da Assembleia Municipal que a reabilitação do Bairro da Fonte do Castanheiro, adjudicada no início deste mês por 4,3 milhões de euros, “não vai avançar”. José Manuel Silva revelou que o empreiteiro que venceu o concurso desistiu da obra por não conseguir manter os preços.

“Somos assolados com constantes revisões de preços de empreitadas em vigor”, referiu o autarca, revelando que os ajustes do total das obras em curso já ascende a um milhão de euros. “Além dos problemas do custo da energia, dos combustíveis, das transferências estúpidas que as autarquias são obrigadas a fazer para a ADSE, além do compromisso do orçamento municipal pela transferência de competências na educação, que ascende a 1,5 milhão de euros, temos de fazer omeletes com cada vez menos ovos”, sustentou.

José Manuel Silva afirmou que devido à escalada dos preços a empresa M. Kairos Engenharia e Construção, Lda., que venceu o concurso público, por 4.3 milhões de euros, para a empreitada de reabilitação de 33 habitações do Bairro da Fonte do Castanheiro, junto à Arregaça, “desistiu da empreitada por incapacidade de cumprir os preços propostos e não há mais nenhum candidato”. A obra previa que, em cada fase, fossem reabilitadas 11 habitações, sendo que seis deveriam ser entregues prontas a habitar aos 210 dias e as restantes aos 240 dias. As obras corresponderiam aos lotes 7, 11, 12, 15, 27, 29, 30, 33, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 59, 64, 66, 68, 74, 77 e 78; e aos lotes 1, 9, 10, 13, 14, 46, 51, 52, 69, 72, 75 e 76 do Bairro da Fonte do Castanheiro. 

“Vivemos uma situação grave em termos financeiros, não é algo exclusivo da Câmara, mas do país e do mundo, e devemos esta preparados para as dificuldades presentes e futuras”, avisou José Manuel Silva. “Alguma coisa vai ter que acontecer e esperamos que o Governo ajude as autarquias”, concluiu. 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade