Cidade

Empregadas dão sopa a patrões

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-04-2015

Trabalhadoras da Eurest, S. A., que explora o serviço de refeições no Hospital dos Covões  e Maternidade Bissaya Barreto, realizaram no dia 29 de abril uma greve com adesão de 90%, servindo apenas os serviços mínimos com uma refeição para cada utente e aos profissionais de saúde que não se podiam ausentar do serviço (Urgências, INEM e Bloco Operatório),  estando encerrados todos os serviços de refeitório e Bar no Hospital Pediátrico.

PUBLICIDADE

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, em todas estas unidades a empresa recorreu à colocação de categorias diferenciadas a executar serviços que não executam diariamente e solicitou no turno da tarde que trabalhadoras do turno da manhã seguissem turno, o que o levou dar conhecimento disso à Autoridade das Condições no Trabalho.

As trabalhadoras afirmam que estiveram em greve porque a empresa não dá aumentos salariais há cinco anos, não está a pagar devidamente o trabalho prestado em dia feriado conforme estabelece o contrato colectivo e os ritmos de trabalho exigidos são muito intensos, pela redução de efectivos dos últimos anos, existindo um clima de pressão.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Sindicato, os trabalhadores sentem-se perseguidos, discriminados, constrangidos e marginalizados, o que põe em causa a segurança e saúde dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado aos doentes e demais utentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE