Cidade

Emirados Árabes Unidos mostram-se na Feira do Património

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-09-2015

Feira do Património de 2015 vai  decorrer entre 09 e 11 de Outubro, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

PUBLICIDADE

A terceira edição do certame  conta com 67 entidades presentes, representantivas de toda a fileira económica do património cultural.

A Feira recebe, pela primeira vez, um país convidado, os Emirados Árabes Unidos, que estarão presentes com uma comitiva de cerca de 30 elementos, participando tanto no formato de stand expositivo, como com actuações e manifestações culturais, como ainda com visitas a projectos emblemáticos da região Centro e, por fim, com a realização de reuniões estratégicas com os expositores da Feira, palco efectivo de mais negócio para os players do sector.

PUBLICIDADE

publicidade

A dimensão internacional do certame conclui-se com a nova promoção do Prémio Internacionalização do Património que, este ano, premiará novamente os 3 melhores expositores com a presença financiada na edição de  2016 da AR&PA, em Valladolid, Espanha.

A Feira portuguesa passa a ser ibérica a partir da presente edição, alternando a sua realização com Espanha: assim, em Portugal, a Feira voltará a ter lugar em 2017, mantendo sempre o seu carácter itinerante.

PUBLICIDADE

A Feira do Património apresenta-se multifacetada, procurando sublinhar a maleabilidade do património cultural: é dessa forma que a programação cultural do certame, os encontros / seminários ao longo do evento, assim como a componente de animação pedagógica continuam a ocupar um papel determinante no certame.

Destaques da Programação Cultural:

  • Preview da grande exposição O Mestre Alfaiate e o Alquimista / Master Tailor & The Alchimist da arquitecta, etnógrafa e artista plástica Cristina Rodrigues com exposição de duas peças de grande escala no Mosteiro e duas peças no edifício principal do recinto
  • Exposição de Cadernos de Viagem e Workshop de Desenho de Eduardo Salaviza
  • Apresentação de série documental sobre música tradicional e popular, concerto e instalação sonora pela Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
  • Concerto da Orquestra Clássica do Centro
  • Instalação de Vídeo pela Binaural/Nodar – prémio Miguel Portas 2014
  • Video-Mapping Ocubo
  • Tradisom: Mostra de Vídeos – Filmografia Michel Giacometti

Destaques da Animação Pedagógica:

  • Apresentação dos trabalhos promovidos pela iniciativa Roteiros Aproxime-se! (projecto de sensibilização patrimonial e de trabalho educativo com a comunidade infanto-juvenil desenvolvido pela Spira em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra ao longo do ano de visitas guiadas à cidade de Coimbra).
  • Vídeo-Dança Ninhus (projecto de Dança Contemporânea orientado por Rafaela Salvador, em parceria com a APOSENIOR).
  • Um Jardim dentro de casa (workshop promovido pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos)

Seminários, Talks:

  • Seminário Internacional sobre o tema Internacionalização do Património;
    Com o intuito de exportar para o campo do património cultural, estratégias, metodologias, visões, procedimentos de outros recursos endógenos e know-how existentes em Portugal que nos permita efectivamente criar uma fileira económica e, dessa forma, libertar todo o potencial deste recurso no que diz respeito ao seu contributo para o desenvolvimento sócio-económico do país.
    Seminário dividido em 4 painéis debruçando-se sobre Recursos Endógenos Transaccionáveis; Know-how Exportável; Estratégias; e Internacionalização do Património.
  • Heritage Talks – com o apoio da ADDICT e do Millennium bcp Microcrédito –
    O objectivo principal é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e do empreendedorismo. Adicionalmente, são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público e a potenciais investidores presentes.
  • Tourism Talks Pro – com o apoio do Turismo de Portugal – dedicadas a profissionais do sector do Turismo e pretendem explorar o potencial do Património Cultural neste sector.
  • Conservation & Rehabilitation Talks – Com o apoio da GECoRPA – dedicadas aos profissionais da conservação e restauro e da reabilitação urbana.
  • Innovation Points – espaço dedicado a apresentações técnicas. O primeiro dia da Feira será dedicado a entidades de apoio à identificação de novas oportunidades de negócio e financiamento, enquanto que nos restantes dias será o espaço de apresentações técnicas de projectos das entidades expositoras.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE