Portugal

Emília descontrolada: Tempestade vem para virar o país do avesso!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 15 minutos atrás em 11-12-2025

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira, 11 de dezembro, um alerta devido à aproximação da depressão Emília, que deverá atingir Portugal continental já nesta sexta-feira, trazendo consigo condições meteorológicas adversas, incluindo chuva intensa, queda de neve e forte agitação marítima.

Segundo o IPMA, a precipitação poderá ser “pontualmente forte” em alguns locais, com particular incidência na região Sul, onde se prevê maior intensidade das chuvadas. Nas regiões montanhosas, acima dos 1400 a 1600 metros de altitude, a precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve, podendo descer temporariamente aos 1200 metros nas serras do Norte.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Serra da Estrela, o cenário será mais severo: os pontos mais elevados poderão registar acumulações superiores a 25 centímetros de neve, motivo pelo qual foi emitido aviso laranja para neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

PUBLICIDADE

A depressão Emília deverá ainda provocar forte agitação marítima na costa ocidental. Entre a manhã de sexta-feira, dia 12, e o final da tarde de sábado, dia 13, são esperadas ondas de noroeste entre 4 e 6 metros, situação que levou igualmente à emissão de aviso laranja para o litoral oeste do país.

Quanto às temperaturas, o IPMA prevê valores máximos a oscilar entre 7 e 16 graus, enquanto as mínimas deverão situar-se entre 6 e 12 graus em Portugal continental na sexta-feira.

As autoridades recomendam acompanhamento das atualizações meteorológicas e a adoção de comportamentos preventivos, sobretudo nas áreas mais expostas aos efeitos da depressão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE