Economia

Emigrantes portugueses recuperam um milhão de euros “esquecidos” em contas na Suíça

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 11-11-2023

Cerca de um milhão de euros de emigrantes portugueses que trabalharam na Suíça e deixaram estes valores em contas da Segurança Social foram recuperados por uma firma que se dedica a descobrir estes montantes esquecidos, segundo a empresa.

PUBLICIDADE

A “SPNow” foi criada em 2021 por descendentes de emigrantes que tinham, sem saber, dinheiro nas caixas de pensões suíças e que começaram por ajudar outros emigrantes na mesma situação.

Segundo o Controlo Federal das Finanças da Suíça, existiam 5.000 milhões de euros “esquecidos” em 625 mil caixas de pensões suíças, pertencentes aos estrangeiros de várias nacionalidades que ali trabalharam.

PUBLICIDADE

Isto deveu-se a uma alteração na lei suíça que, em 1985, introduziu o segundo pilar da segurança social (Previdência Profissional Obrigatória) que visa dar um complemento à reforma dos trabalhadores.

Mas sempre que se registavam mudanças no trajeto dos trabalhadores, fosse para uma nova empresa, para o desemprego ou o regresso ao país de origem, era necessária a transferência dos fundos de uma caixa para a outra, o que não aconteceu, permanecendo os montantes em várias caixas, sem que os trabalhadores os reclamassem.

PUBLICIDADE

publicidade

Renata Santos, responsável da empresa em Portugal, disse à Lusa que, desde 2021, foram cerca de 1.000 os emigrantes portugueses que se inscreveram na plataforma para tentarem saber se tinham dinheiro nestas caixas.

Mais de um terço (cerca de 35%) já conseguiu obter algum montante, no total de um milhão de euros recuperados, adiantou.

Os valores encontrados variam entre 150 euros e os 20.000 euros, nos casos individuais, disse.

A empresa apenas cobra pelos serviços quando descobre dinheiro a reaver, sem que tenha sequer de conhecer o montante que, de acordo com Renata Santos, é superior aos 5.000 milhões de euros inicialmente avançados, devendo situar-se nos 13.000 milhões de euros.

A Suíça é o terceiro país do mundo para onde mais portugueses emigram, a seguir à Espanha e ao Reino Unido. Em 2021, este país voltou a ser aquele onde mais emigrantes portugueses adquiriram a nacionalidade, de acordo com o Relatório da Emigração, divulgado em janeiro deste ano.

Mais de 255 mil portugueses vivem na Suíça, formando a terceira maior comunidade estrangeira, a seguir aos italianos e alemães.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE