Conecte-se connosco

Universidade

Emicida em residência artística no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Publicado

em

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra acolhe, pelo período de 3 meses, entre 25 de julho e 21 de outubro de 2021, a residência artística de Leandro Roque de Oliveira, conhecido artisticamente como Emicida. A presença do autor e performer brasileiro decorre no âmbito das atividade e projetos que o CES coordena, nomeadamente a Universidade Popular Empenho e Arte, o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Socais e os projetos de investigação KINDER e PARENT, coordenados pela investigadora Tatiana Moura. 

Emicida participará numa agenda diversificada de eventos de que constam palestras, intervenções artísticas, rodas de conversa e entrevistas. Tendo em consideração a obra e o impacto público de Emicida, de que pode destacar-se o recente documentário de sua autoria “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, a residência artística irá promover uma reflexão e um diálogo transatlântico sobre a relação entre arte, ciência e transformação social. 

O convite dirigido a Emicida constitui a iniciativa piloto da “Residência Artística CES”, uma “cátedra insurgente” proposta em 2021 no âmbito das atividades da Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA-CES). Com esta proposta pretende-se criar um espaço emblemático de articulação entre investigação desenvolvida no CES e a criação artística com impacto público na promoção dos direitos humanos, na afirmação de vozes e linguagens negligenciadas pela cultura académica e no estreitamento de diálogos com os movimentos sociais na Europa e no Sul global. 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com