Região

Embaixadora de Cuba valoriza relações culturais e económicas em visita a Condeixa

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-04-2022

A embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Díaz Pérez, disse hoje que os dois países “têm muitas potencialidades” para aprofundar as relações culturais e económicas entre si.

PUBLICIDADE

“Estou maravilhada com o povo português”, declarou Yusmari Díaz Pérez à agência Lusa durante uma deslocação a Condeixa-a-Nova, “primeira visita oficial” a um município português desde que iniciou funções em 07 de março.

O programa que a embaixadora cumpriu hoje naquele concelho do distrito de Coimbra, a convite do presidente da Câmara, Nuno Moita da Costa, inscreve-se na valorização recíproca das “relações económica e comercial”, disse.

PUBLICIDADE

Para Yusmari Díaz Pérez, “também o relacionamento na área cultural e da conservação do património é muito importante para que os dois povos se conheçam melhor”.

Funcionária de carreira do Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba, a diplomata trabalhava antes na representação do seu país na capital do Brasil, Brasília, tendo ocupado em Lisboa, há um mês, o lugar deixado vago pela embaixadora Mercedes Martinez Valdés.

PUBLICIDADE

“A impressão que tenho do povo português é que é muito parecido com o povo cubano. As pessoas têm sempre vontade de ajudar, explicar e acompanhar”, afirmou.

Para a nova embaixadora de Cuba, que possui um doutoramento na área das ciências jurídicas, exercer a missão diplomática em Lisboa “é um pouco como se estivesse em casa”, apesar de nunca ter estado antes em Portugal.

“A troca de experiências no setor do turismo é também muito importante para Cuba”, acrescentou.

Nuno Moita da Costa, por seu turno, revelou à Lusa que a visita de Yusmari Díaz Pérez abre caminho a um processo de geminação de Condeixa-a-Nova com um município cubano com o qual tenha afinidades.

O autarca do PS salientou que a ilha caribenha, onde o Partido Comunista Cubano ascendeu ao poder há cerca de 60 anos, na sequência da revolução liderada por Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, “está a abrir-se mais” ao resto do mundo, possibilitando o estreitamento de relações com diferentes países e povos.

“Pretendemos criar laços com um município cubano”, com reforço da “aposta nas áreas cultural, turística e empresarial”, defendeu.

Após uma receção na Câmara de Condeixa-a-Nova, a embaixadora de Cuba visitou o Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S), o Museu Monográfico de Conímbriga e uma fábrica de louça tradicional pintada à mão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE