Primeira Página

Embaixador em França apela a emigrantes que não viajem para Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-03-2020

O embaixador de Portugal em Paris recomendou hoje aos emigrantes que não saiam de França, referindo que emigrantes continuam a contactar consulados para questionar sobre viagens para Portugal durante quarentena.

PUBLICIDADE

“No relato diário que os chefes dos postos consulares em França me fazem, continuam a registar-se pedidos de informação sobre viajar para Portugal que, francamente, não me parecem justificar o risco em que se pode colocar a eficácia destas medidas de confinamento que todos devemos observar, pondo igualmente em perigo familiares e amigos”, escreveu esta tarde o embaixador, num apelo à comunidade enviado às redações.

PUBLICIDADE

Na sua mensagem, Jorge Torres Pereira lembrou ainda as recomendações da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, para que os emigrantes adiem as viagens a Portugal e que estas, a ocorrer, devem fazer-se em “casos muito específicos e graves”.

Para reforçar a mensagem enviada à comunidade portuguesa em França, o embaixador lembrou que antes de ser diplomata, foi médico e assistente de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e que “não é agora o tempo para ‘facilitar’ e para baixar a guarda na luta contra a disseminação do coronavírus”.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o início do período de quarentena, os consulados portugueses em França estão fechados e todas as marcações para as mais diversas formalidades como pedidos de cartão do cidadão ou passaporte foram anuladas, com a remarcação a acontecer no fim do confinamento.

No entanto, para os casos urgentes, o gabinete da secretária de Estado das Comunidades indicou no Portal das Comunidades os contacto do Gabinete de Emergência Consular.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE