Saúde

Ema Paulino reeleita presidente da Associação Nacional das Farmácias

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 09-03-2024

Ema Paulino foi hoje reeleita presidente da direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) com 52,9% dos votos, prometendo trabalhar para reforçar o posicionamento das farmácias enquanto espaços de saúde de proximidade.

PUBLICIDADE

Segundo dados avançados à Lusa pelo gabinete de imprensa da ANF, as eleições para a direção da Associação Nacional das Farmácias contaram hoje com a participação de 2.602 farmácias, tendo a lista E, liderada por Ema Paulino, conquistado 1.369 votos, contra 1.096 votos da lista A, de Duarte Santos.

Com 52,9% dos votos contra 42,3% da lista adversária, Ema Paulino continuará a ser o rosto das farmácias durante o próximo triénio, entre 2024-2026, prometendo “reforçar o posicionamento das farmácias enquanto espaço de saúde de proximidade”.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a presidente eleita promete ainda que irá trabalhar para apostar “na diferenciação pelos serviços e aconselhamento especializado, na sustentabilidade económico-financeira das farmácias e da ANF, assim como no reforço da coesão territorial e associativa”.

Lembrando que Ema Paulino foi eleita presidente da Associação em 2021, o comunicado da ANF salienta que, nos últimos dois anos e meio, “algumas das propostas das farmácias com décadas de reivindicação tornaram-se realidade” e lembra o trabalho de colaboração institucional com os decisores políticos e parceiros da saúde e a intervenção das farmácias comunitárias em saúde pública.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2021, as farmácias comunitárias realizaram mais de 13 milhões de testes covid-19 e administraram mais de três milhões de vacinas contra a gripe e contra a covid, segundo dados da ANF.

A equipa da Direção terá como vice-presidentes, Paulo Fernandes, Paula Dinis e Fausto Almeida.

Já a Mesa da Assembleia Geral será presidida por Carolina Mosca, o Conselho Fiscal por Diogo Gouveia e o Conselho Disciplinar por Helena Amado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE