Coimbra

Em Oliveira do Hospital numa “fatia de queijo Serra da Estrela estão saberes e histórias de vida”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 23-03-2024


Aí está a maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal. O evento arrancou este sábado, 23 de março, no coração da cidade de Oliveira do Hospital, e decorre até este domingo, nos 24 de março.

PUBLICIDADE

“Na degustação de uma fatia de queijo Serra da Estrela estão saberes e histórias de vida, vidas inteiras de trabalho de pastores e queijeiras”, salientou o presidente da câmara municipal na inauguração do certame, sublinhando que o evento “é um hino a estas atividades.

Esta iniciativa mostra a qualidade de um “produto genuíno de elevada qualidade, tratado de forma artesanal”, acrescentou José Francisco Rolo, referindo que o queijo da Serra da Estrela “é uma das sete maravilhas da gastronomia, e é considerado um dos dez  melhores queijos do mundo”.

PUBLICIDADE

O autarca mostrou-se com expetativas elevadas para o segundo dia, considerando que o arranque foi um sucesso.

São 226 os expositores presentes no certame, que junta ao queijo os enchidos, o vinho, o azeite e as compotas locais. São esperadas cerca de 50 mil pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Os produtores locais também estão em destaque nesta feira. Da Queijaria dos Lobos à Queijaria Quinta das Lameiras, passando pela Queijaria Quinta do Cruzeiro, Queijaria Estrela Artesanal e Queijaria Ferreira todos partilham a mesma dedicação e paixão pelo queijo Serra da Estrela DOP.

Não se trata apenas de uma feira, mas sim de uma celebração da autenticidade e da vitalidade do mundo rural. É uma oportunidade para descobrir Oliveira do Hospital, com a sua riqueza histórica, cultural e gastronómica.

O programa de animação inclui grupos de teatro, de concertinas, fanfarras e tunas e artistas da região, que atuam nos diferentes palcos do recinto. E conta ainda com o Programa Somos Portugal da TVI, com muitos convidados a pisarem o palco no recinto desta festa.

Clique na fotogaleria: Inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE