Primeira Página

Em Condeixa há um festival que vai “deixar o bichinho pelo teatro aos jovens”

Susana Brás | 3 meses atrás em 01-02-2024

Na sua oitava edição, o Festival Deniz-Jacinto apresenta, entre 2 e 25 de fevereiro, no Cine-Teatro de Condeixa, uma programação eclética, destinada a todos os públicos, com um total de 21 espetáculos de teatro. A iniciativa volta a envolver a comunidade escolar.

PUBLICIDADE

Um evento que pretende “deixar o bichinho pelo teatro aos jovens”, salientou o presidente da Câmara Municipal, avançando que o festival já é “uma referência regional”.

Promovido pela autarquia, a iniciativa foi lançada em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido em Condeixa a 8 de janeiro de 1915. Foi o fundador do Orfeão Académico de Coimbra e recebeu a Comenda da Ordem do Infante.

PUBLICIDADE

Na apresentação oficial, que teve lugar esta quinta-feira, 1 de fevereiro, Nuno Moita disse esperar  “alcançar um total de 4000 espetadores”, referindo que o evento assenta em quatro objetivos, “dar a conhecer a vida e obra de Deniz-Jacinto e a sua importância para a memória e identidade cultural local, contribuir para uma maior dinâmica cultural no concelho, estimular a criatividade, a inovação artística e a participação artística e cultural, bem como  tornar o festival numa referência cultural nacional potencializadora de valor para o território”.

A novidade desta edição passa pela programação de atividades de capacitação da comunidade. Serão dinamizadas três workshops para o público adulto: um atelier de escrita criativa onde se decidirá o final do espetáculo do dia 10 “O Tamanho das Coisas” com Paulo Azevedo, uma Oficina de Criação Teatral e um workshop de Stand Up Comedy que culminará num espetáculo no dia 24. A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

PUBLICIDADE

publicidade

O festival inicia com a prata da casa e anfitriões, Oficina de Teatro de Condeixa, com a estreia de dois espetáculos: um dedicado ao público geral e outro especialmente para o infanto-juvenil.

“À semelhança das edições anteriores, continua a existir o serviço gratuito de babysitting da Oficina de Teatro no último andar do Cine Teatro”, recorda a presidente da associação Diana Lima.

A venda de bilhetes online, através da plataforma TicketLine, continua na presente edição. Além desta modalidade, os bilhetes estarão à venda na receção do Museu PO.RO.S de terça a sexta das 10:00 às 17:30 e também no Cine-Teatro nos dias dos espetáculos que necessitam de bilhetes.

O valor dos ingressos para o Festival Deniz-Jacinto são dois euros para os  espetáculos realizados ao domingo à tarde e dedicados à infância, e três euros para as sessões à sexta e sábado à noite.

“O investimento da autarquia no evento ronda os 50 mil euros, salientou Nuno Moita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE