Coimbra

Eleitores do Orçamento Participativo de Condeixa escolheram vencedores

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-11-2016

Três propostas candidatas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2016 venceram a edição deste ano que registou um total de 571 votos.

PUBLICIDADE

condeixa

No Orçamento Participativo Geral (OPG), o projeto mais votado, com 220 votos (38,5%) foi o designado “Quinta do Barroso Ativa”, apresentado por Rui Pinela com o objetivo de dotar a Urbanização Quinta do Barroso, no Sebal, de equipamentos desportivos e de lazer, “de forma a melhorar a qualidade de vida dos moradores e de outros munícipes que frequentemente utilizam o nosso espaço físico, estimulando a prática desportiva e consequente combate à sedentarização”.

PUBLICIDADE

Aproveitando os espaços comuns da Urbanização, a proposta – orçada em 40 mil euros – prevê “criar um circuito de manutenção física, dotado de vinte equipamentos de ‘fitness’, uma tabela de basquetebol e inerente ‘garrafão’, a respetiva sinalização do circuito, dois equipamentos para suporte de bicicletas e quatro mesas de madeira para piquenique”, descreve o autor.

Já a proposta apresentada por Nuno Redinha, de construção de um “Parque infantil da Praça do Município”, em Condeixa-a-Nova, orçada em 43 mil euros, criando mais um espaço de diversão e convívio para as crianças do concelho, recebeu 92 votos (16,1%).

PUBLICIDADE

publicidade

Outra das propostas vencedoras, apresentada ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), foi a de Tiago Acúrcio, que recebeu 210 votos (36,8%) e que pretende proceder à “Requalificação e aplicação de sintético no ringue de Bruscos”, localizado na União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé.

O autor justifica o projeto, orçado em 43.500 euros, com a necessidade de corrigir “o problema da fraca qualidade das fundações, uma vez que as mesmas voltaram a ceder e as placas do ringue se encontram novamente danificadas, o que o torna um risco para os jovens que lá pretendem jogar futsal”. Acrescenta Tiago Acúrcio que a requalificação e aplicação de relvado sintético no ringue de Bruscos constituem “uma mais valia para todos os jovens e restantes habitantes da União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé, que não têm nenhum outro tipo de infraestruturas com condições semelhantes”.

O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 conta com uma dotação financeira de 174 mil euros para a execução dos projetos vencedores, equivalente a 1,5% do Orçamento municipal.

Tal como em edições anteriores, o programa dividiu-se entre o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), sendo esta uma iniciativa anual promovida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova com o objetivo de incentivar quer a participação dos jovens, quer a de toda a comunidade do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE