Desporto

Eleições para a Associação Académica de Coimbra vão ter segunda volta em época de férias de Natal!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-12-2018

 

PUBLICIDADE

O estudante Daniel Azenha, da lista C, venceu a primeira volta das eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e vai disputar a segunda volta com Mariana Rodrigues, da lista P, nos dias 17 e 18.

A lista C conquistou 49,98% dos votos nas eleições para a direção-geral, que decorreram em 26 e 27 de novembro e cujo processo foi marcado pela suspeita de irregularidades no ato eleitoral, face à inexistência da ata que contabilizava o número de boletins de voto.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho Fiscal, Jorge Graça, que está a presidir à Comissão Eleitoral, explicou hoje à agência Lusa que a disputa entre as duas listas mais votadas para a direção-geral daquela associação de estudantes obrigou hoje à contagem dos 234 votos por envelope.

A lista P necessitava de uma vantagem de três votos em relação à lista C para assegurar uma segunda volta, tendo acabado por conseguir uma vantagem de cerca de 50 votos, referiu.

PUBLICIDADE

Já nas eleições para a assembleia magna, a lista C assegurou a maioria absoluta, com 51,61% dos votos.

A segunda volta vai decorrer apenas para a direção-geral, aclarou Jorge Graça.

Para a direção-geral, a lista P, segunda mais votada, arrecadou 45,86% dos votos, já a lista M, liderada por Pedro Chaves, 2,51%, e a lista A, presidida por Miguel Mestre, com 1,65%. Nenhuma destas conseguiu sequer ter mais votos do que os brancos contabilizados (total de 337).

De um universo de 19.395 eleitores, votaram 8.716 estudantes, tendo sido registada uma taxa de abstenção de 57,46%.

A contagem dos votos decorreu durante a noite de domingo para segunda-feira, depois de se ter procedido a uma contagem quantitativa dos boletins por forma a afastar as suspeitas de irregularidades no processo.

A contagem quantitativa acabou na madrugada de sábado e “todas as urnas cumpriam” com as regras definidas pelo Conselho Fiscal, que tinha estabelecido uma margem de erro inferior a 1% por urna e de 2% para a votação global.

Após terem sido apresentadas suspeitas de irregularidades nas eleições para a direção da AAC, o Conselho Fiscal decretou a substituição do presidente da Comissão Eleitoral e ordenou uma contagem quantitativa dos votos para validar o ato eleitoral.

O processo originou ainda um recurso da Comissão Disciplinar da AAC que entendia que as eleições, face à ausência da ata inicial, deveriam ser repetidas, sem possibilidade de contagem quantitativa.

Os dois candidatos mais votados, Daniel Azenha e Mariana Rodrigues, disputam a segunda volta nos dias 17 e 18, das 09:30 às 19:00, em 23 urnas nas diferentes faculdades da Universidade de Coimbra, e à noite, das 21:30 às 23:59, no edifício da associação.

Daniel Azenha, estudante de mestrado em Geografia Humana, e Mariana Rodrigues, estudante de Direito, são vice-presidentes da atual direção-geral cessante.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE