Eixo Ibérico para a Comunicação Pública de Ciência em análise entre Coimbra e Granada

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-12-2017

A possibilidade de criar um eixo ibérico de comunicação pública de ciência está a ser avaliada pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e pelo Parque de las Ciencias de Granada, de Espanha, anunciou hoje o organismo português.

PUBLICIDADE

A equipa Exploratório e Parque de Las Ciencias em Granada

O objetivo desta parceria ibérica passa por “promover conjuntamente projetos de formação, produção expositiva e desenvolvimento de conteúdos de divulgação de ciência de âmbito internacional, com vista à exportação, sobretudo para países europeus”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Para o desenvolvimento deste eixo ibérico de comunicação pública, será fundamental o contributo da Universidade de Coimbra e da Universidade de Granada, instituições nas quais se integram o Exploratório de Coimbra e o Parque de las Ciencias de Granada, respetivamente”, explica.

PUBLICIDADE

A equipa do Exploratório encontra-se em Granada a avaliar possíveis projetos conjuntos com o Parque de las Ciencias.

Paulo Trincão, diretor do Exploratório, sublinhou a capacidade do centro espanhol em divulgar ciência através da utilização de técnicas de museologia clássicas, aliadas a meios inovadores.

“Uma parceria ibérica desta natureza favorece a itinerância das produções expositivas desenvolvidas conjuntamente e permite-nos, a ambas as instituições, fortalecer a presença europeia enquanto exportadores de conteúdos científicos”, frisou.

Na sua opinião, para o Exploratório trata-se de “um passo importante no que toca a disseminar conhecimento e cultura científica além das fronteiras nacionais”.

O eixo ibérico de comunicação pública de ciência assentará em três grandes linhas de atuação: o intercâmbio e produção expositiva, o fornecimento de peças plastinadas (peças do corpo humano ou animal destinadas ao estudo científico, preservadas pela técnica de plastinação) e o desenvolvimento de ações de formação para as novas gerações de comunicadores de ciência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE