A coligação Juntos Somos Coimbra apresentou este sábado, 13 de setembro, em São Martinho do Bispo, os seus candidatos às juntas de freguesia do concelho de Coimbra para as eleições autárquicas de 12 de outubro.
No encontro estiveram presentes os cabeças de lista às 18 freguesias e uniões de freguesias, bem como o candidato à presidência da Câmara Municipal, José Manuel Silva, que se recandidata ao cargo.
No seu discurso, Luís Correia, recandidato à União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e membro do Conselho Diretivo da Anafre, destacou a relevância da política de proximidade, afirmando que “as freguesias são a primeira linha da democracia, a instituição mais próxima da vida das pessoas. Cada candidato aqui presente traz consigo uma enorme responsabilidade, mas também um sinal de esperança: o de que acreditamos que a política local é feita de proximidade, de serviço e de compromisso”.
PUBLICIDADE
No final da sessão Luís Correia adiantou o que foi feito e o que ainda há por fazer em Eiras e São paulo de Frades.
Já José Manuel Silva salientou o trabalho realizado pela coligação nos últimos quatro anos, nomeadamente a recuperação de inúmeras obras em atraso do anterior executivo, a duplicação do financiamento para as freguesias e a descentralização de competências, como a manutenção de passeios e as limpezas. O autarca sublinhou ainda que esse trabalho foi feito “com todas as freguesias, sem qualquer discriminação política”.
O candidato afirmou sentir, no contacto com a população, a mesma energia que encontrou há quatro anos, quando Coimbra pedia mudança. “Coimbra não pode voltar ao passado”, frisou.
Sobre as expectativas para o próximo ato eleitoral, recusou fazer previsões numéricas, mas mostrou-se convicto de que a coligação vai conquistar mais juntas de freguesia do nas últimas eleições autárquicas, destacando ainda que, pela primeira vez, apresenta seis mulheres candidatas. “Vamos ter mulheres presidentes de junta e isso vai enriquecer a governação do município”, afirmou.
Uma dessas seis mulheres a concorrer é Bertília Simão que concorre à liderança da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas . Ao NDC salientou que terá uma tarefa muito difícil, salientando que o seu trabalho é de Continuidade, mas também de inovação. “Quero unir as margens”.
Lista de candidatos da coligação Juntos Somos Coimbra às freguesias e uniões de freguesias
Célia Lourenço (Antuzede e Vil de Matos)
Carlos Cortesão (São João do Campo)
Fátima Rebelo (Trouxemil e Torre de Vilela)
Mauro Oliveira (Souselas e Botão)
Luís Correia (Eiras e São Paulo de Frades)
Paulo Serra (Torres do Mondego)
António Lopes (Brasfemes)
Elisabete Silvestre (São Silvestre)
Bertília Simão (Santa Clara e Castelo Viegas)
Filipa Coimbra (Almalaguês)
José Macedo (São Martinho de Árvore e Lamarosa)
Carlos Pinto (Freguesia Cidade de Coimbra)
António Teodoro (Assafarge e Antanhol)
José Barroca (São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades)
António Malva (Taveiro, Ameal e Arzila)
Francisco Rodeiro (Santo António dos Olivais)
Marco Rodrigues (Cernache)
Ana Saro (Ceira)
PUBLICIDADE