Portugal

Eis as “bocas” do 3.º dia de campanha eleitoral

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 02-10-2025

Imagem: Imagem Ilustrativa

 Frases do terceiro dia oficial da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro:

“A Câmara Municipal tem que ser obrigatoriamente uma alavanca para ajudar o ensino superior, porque o ensino superior em Coimbra pressupõe um desenvolvimento enorme em termos da própria cidade, quer nos estudantes que cá estão, quer nos estudantes que cá podem ficar, numa perspetiva de futuro.”

Maria Lencastre Portugal, candidata do Chega à Câmara de Coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

“É importantíssimo que haja uma cultura de dados, porque só essa cultura de dados é que permitirá aplicarmos as políticas públicas que depois vão resolver os problemas que forem identificados. Podemos concluir que o Governo não tem dados concretos sobre inúmeras áreas e isto não é um problema só deste governo, é transversal.”

Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal

“Toda esta mentira, toda esta demagogia, todos estes ataques pessoais, todo este ódio, que muitas vezes transparece, esbarra na obra feita, esbarra na ligação da Câmara Municipal ao movimento associativo, às coletividades, às populações.”

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP

“A Porto Primeiro está muito preocupada com a desertificação humana de portuenses no centro histórico. Mais do que as pedras, as pessoas são as pedras vivas, a alma da cidade. (…) É isso que também é património da Humanidade.”

Nuno Cardoso, candidato do Porto Primeiro (coligação NC/PPM) à Câmara do Porto

“Eu estou muito firmemente convencido de que as pessoas se vão reencontrar de novo com os nossos valores, com os nossos ideais e com os nossos projetos de desenvolvimento. Porque nós temos, como eu tenho dito e repetido, as prioridades que dizem respeito à vida das pessoas.”

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS

“Infelizmente, qualquer pesquisa, em qualquer site de imobiliário – eu aconselho o deputado José Luis Carneiro a fazer o mesmo -, se fizer uma pesquisa num site de imobiliário em Lisboa ou na grande área metropolitana do Porto, vai ver que, por absurdo que vos possa parecer, um T2 custa hoje de renda 2.500, 2.600, 2.700 euros.”

Hugo Soares, secretário-geral do PSD

“A verdade é que o país precisa de uma liderança no Porto que se afirme a nível nacional. O país está cada vez mais centralista. Nós temos de ter um país também com coesão territorial. Precisamos de ter massa crítica espalhada pelo país. Se não for o presidente da Câmara do Porto a pugnar por este desígnio nacional, mais ninguém o vai fazer. E se assim não for quem não viver em Lisboa vai ficar para trás.”

Pedro Duarte, candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto

“Aquilo que eu vejo nas outras candidaturas, nos outros projetos, uns é contra o próprio sistema democrático, contra as instituições democráticas, os outros estão hoje sem rumo e procuram aproveitar-se também da instrumentalização mediática para procurar alcançar resultados imediatos, sem se preocuparem com aquilo de facto estratégico para o futuro do nosso país.”

José Luís Carneiro

“As freguesias são o eixo político da descentralização que queremos e da coesão territorial. O nosso programa acredita seriamente que não pode haver desequilíbrios políticos, de acessibilidades e de oferta de oportunidades, que existem entre o centro do concelho, a cidade e as freguesias.”

Sofia Carreira, candidata do PSD à Câmara de Leiria

“Houve uma razão, uma razão que é de natureza pessoal e familiar e que eu entendo que não tenho de estar a partilhar. Eu também sou humano, sou líder do partido Chega, mas também sou uma pessoa, também tenho uma vida, também tenho vicissitudes, também tenho família e o tempo não espera, e o tempo é o que é, e há momentos na vida em que nós temos de fazer escolhas, mesmo que isso tenha às vezes custos políticos.”

André Ventura, presidente do Chega, sobre a sua ausência dos primeiros dois dias do período oficial de campanha para as eleições autárquicas

“Os jovens o que precisam é de sentir que têm condições em Évora. E trazer o investimento para Évora é trazer-lhes bons empregos para que possam estabelecer-se aqui no concelho e criarem o seu núcleo familiar.”

Fábio Cabaço, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Évora

“É preciso fazer urgentemente uma estratégia local de habitação que inclua e pense nos jovens e na classe média.”

Isabel Ferreira, candidata do PS à Câmara de Bragança

“Ontem, passeávamos na Avenida de Heróis de Angola, às 17:00, e parecia uma cidade deserta. De facto, precisamos de investir muito na habitação, a preços acessíveis, com arrendamentos acessíveis, para dar vida à própria cidade. Já não são apenas os trabalhadores das fábricas, mas é a própria classe média que está a ser expulsa da cidade e daí a nossa preocupação.”

Nuno Violante, candidato da CDU à Câmara de Leiria

“Se for eleito, a primeira coisa que vou fazer é dar dignidade e justiça aos apoios sociais.”

José Pacheco, candidato do Chega à Câmara de Ponta Delgada

“Vocês já repararam que eu não estou a transpirar? Sabe como é que se chama isto? Tranquilidade. Serenidade.”

José Luís Carneiro, numa ação de rua em Montemor-o-Novo

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE